Postagem em destaque

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

ASSEMBLEIA QUARTA-FEIRA

O Sispec convoca todos os professores e professoras da rede pública municipal de Camaçari para participar da assembleia que acontece na próxima quarta-feira (30/08), às 9h, no auditório do Sinditiccc.
A plenária terá como pauta os rumos do movimento da campanha salarial 2017, sobretudo a resolutiva da reunião entre o Sindicato e o governo, realizada na quinta-feira (24).
Salientamos que a data da assembleia pode ser alterada caso outros assuntos de interesse da categoria não cheguem a tempo de forma oficializada ao Sispec.


GREVE DA CATEGORIA COMPLETA 15 DIAS. FORAM AINDA REALIZADAS ESTE ANO 25 ASSEMBLEIAS E NOVE PARALISAÇÕES

A greve dos professores e professoras da rede pública municipal de Camaçari completa 15 dias nesta sexta-feira (25/08). A mesma foi deflagrada no dia 10 de agosto e segue por tempo indeterminado. 
Ainda em 2017, a categoria realizou, até a presente data, 25 assembleias e nove paralisações. As ações são instrumentos de luta em defesa dos direitos da categoria e por uma educação pública de qualidade.
Das assembleias, sete foram no mês de março, quatro em abril, três em maio, duas em junho, quatro em julho e cinco em agosto. As nove paralisações, entre municipais e nacionais, totalizam 21 dias de interrupção das atividades.

Confira abaixo a cronologia das ações:

ASSEMBLEIAS

Março 
10/03 - vespertino
14/03 - matutino
20/03 - matutino
21/03 - vespertino
22/03 - matutino
23/03 - vespertino
31/03 - matutino

Abril 
12/04 - vespertino
18/04 - matutino
20/04 - vespertino 
26/04 - assembleia e mobilização nos turnos matutino e vespertino

Maio 
05/05 - matutino
18/05 - matutino
26/05 - matutino

Junho 
02/06 - matutino
12/06 - vespertino 

Julho 
08/07 - vespertino
13/07- matutino
20/07 – vespertino
31/07 – matutino

Agosto
07/08 – matutino
10/-08 – matutino
15/08 – matutino
18/08 – matutino
22/08 - matutino

PARALISAÇÕES
15, 16 e 17/03 - Paralisação Nacional 
18/03 - Paralisação em Camaçari 
28/04 - Greve geral 
24/05 - Paralisação Nacional 
25, 30 e 31/05 - Paralisação em Camaçari
01, 06 e 08/06 - Paralisação em Camaçari 
17 e 18/06 - Paralisação em Camaçari
01, 02, 03 e 04/08 – Paralisação em Camaçari
07, 08 e 09/08 – Paralisação em Camaçari

GREVE
10/08 – Greve deflagrada por tempo indeterminado

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

MÍDIA REPERCUTE MANIFESTAÇÃO DOS ESTUDANTES QUE CONTOU COM APOIO DE PROFESSORES/AS

A manifestação dos estudantes realizada na terça-feira (22/08), na Câmara de Vereadores de Camaçari, contou com o apoio dos professores e professoras da rede pública municipal. Os alunos ocuparam a plenária em protesto para o fim da greve e retorno das aulas. O Sispec corrobora e se solidariza a todos os movimentos que defendem uma educação pública de qualidade no município e entende que ações como esta fazem parte da luta.
Veículos de comunicação de Camaçari e Região Metropolitana repercutiram a manifestação. O blog oficial da União Estadual dos Estudantes Secundaristas (UEES) noticiou que “Nas ruas, os estudantes pressionaram o prefeito Antônio Elinaldo para que atendas as pautas de reivindicações da categoria e que, assim, possa dar fim à greve sem prejudicar mais o ano letivo dos estudantes”. Ainda na nota da UEES, é destacada a participação dos docentes. “Durante o ato pela tarde, os estudantes, juntamente com os professores, ocuparam o plenário da Câmara de Vereadores da cidade e aumentaram a pressão, cobrando dos vereadores que tomassem posição e ajudassem na mediação entre professores e estudantes atendendo as suas pautas de reivindicação”, finalizou.
O Portal Abrantes publicou quatro matérias sobre o tema. A primeira, destaca que a “Câmara de Camaçari suspende atividades após grupo de manifestantes ocupar a plenária”. Em outra reportagem, o veículo informa que “vereadores de Camaçari atendem comissão de estudantes”. A participação dos educadores é destacada na matéria com o título “Professores ‘ocupam’ Câmara de Camaçari em apoio à manifestação dos alunos”, na qual o Portal afirma que “Com as portas fechadas, alguns professores que estavam no local em apoio ao movimento dos estudantes permaneceram com a ideia de garantir a entrada deles novamente. Com essa ‘ocupação’ os educadores almoçaram quentinhas na recepção da casa até a chegada de alguns parlamentares que autorizaram a abertura das portas”. Ainda na reportagem, o diretor do Sispec Marcelo Santana foi entrevistado. O Portal Abrantes também publicou uma matéria de entrevista com o presidente do Sindicato, Jorge Freitas, que comentou os rumos da greve.
Com o título “Alunos protestam em favor dos professores e sessão da Câmara é suspensa”, o site Camaçari Notícias pontua que “os estudantes apontaram problemas nas unidades de ensino, como a falta de energia, água e merenda. Os alunos afirmaram ainda que estão ao lado dos professores por entenderem que a luta da categoria é legítima. O Camaçari Fatos e Fotos também noticiou a manifestação destacando “a chegada de estudantes ao plenário, pedindo providências para o retorno às aulas” e entrevistou estudantes, “conforme um dos estudantes, Israel Ribeiro, que elencou inúmeros problemas nas unidades escolares, entre eles falta de água, de merenda e até de energia”.
Já o portal Bahia no Ar afirmou que “estudantes das escolas públicas da rede municipal, com o apoio de integrantes da União dos Estudantes Secundaristas de Camaçari, exigiam o fim do imbróglio que impede o retorno das aulas”. Ainda na matéria, o portal acrescenta que “os alunos ocuparam o espaço e gritaram frases de apoio aos professores e pedidos de melhorias nas escolas”.

terça-feira, 22 de agosto de 2017

PROFESSORES E PROFESSORAS FLEXIBILIZAM E LANÇAM PROPOSTA PARA O FIM DA GREVE

Na manhã desta terça-feira (22/08), os professores e professoras da rede pública municipal de Camaçari estiveram mais uma vez reunidos em assembleia que aprovou encaminhamentos para os rumos do movimento da campanha salarial 2017.
Durante a plenária, realizada no Sindticcc, a categoria deliberou pela manutenção da greve por tempo indeterminado, mas pactuou pela flexibilização com o encaminhamento ao governo de uma proposta de reajuste plurianual.
Em ofício enviado nesta terça-feira, o Sispec comunicou às secretarias de Educação, da Fazenda e da Administração, além da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores e ao Ministério Público, sobre as deliberações dos professores/as.
A proposta de reajuste plurianual enviada indica reajuste de 3,5% em dezembro de 2017, de 4% em janeiro de 2018, e reajustes de 100% do Piso Nacional do Magistério em junho de 2018 e em janeiro de 2019, tendo como referência o ano vigente. O documento ainda coloca que os retroativos serão discutidos após o fechamento dos percentuais dos reajustes plurianuais, a construção de Termo de Ajuste de Conduta para as demais cláusulas da pauta de reivindicações 2017 e solicita reunião em caráter de urgência até a próxima sexta-feira (25).
Com o lançamento da proposta, os educadores buscam a resolução do impasse e a finalização da greve, tendo em vista os prejuízo causados tanto para a categoria, quanto para os estudantes da rede.

Professores e professoras participaram de assembleia nesta terça-feira


 
Em ofício, Sispec informa governo sobre deliberações da categoria


PROFESSORES/AS APOIAM ESTUDANTES EM MANIFESTAÇÃO NA CÂMARA

O Sispec e demais professores e professoras da rede pública municipal de Camaçari, em apoio aos estudantes, participaram da manifestação realizada nesta terça-feira (22/08) na Câmara de Vereadores de Camaçari. Os alunos haviam ocupado a plenária da casa legislativa em protesto para a resolução dos impasses, o termino da greve e assim, o retorno às aulas. 
Durante assembleia na manhã desta terça, a categoria decidiu pela manutenção da greve, mas flexibilizou o movimento ao lançar a proposta de reajuste plurianual. Presente na manifestação, o diretor sindical Marcelo Santana, em entrevista ao portal de notícia do município, afirmou que “estamos aqui para mostrar apoio aos mais prejudicados com essa greve que são os estudantes. A categoria já flexibilizou em dividir a alíquota de reajuste em várias vezes. Nossa pauta gira em torno da valorização dos professores, das condições de trabalho, das condições da escola para o aluno, estamos à disposição para negociação”.

Foto: Portal Abrantes



Foto: Portal Abrantes
Foto: Portal Abrantes

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

EM OFÍCIO, SISPEC INFORMA SEDUC SOBRE DELIBERAÇÕES DA CATEGORIA

Através de ofício enviado nesta segunda-feira (21/08), o Sispec informou à Secretaria de Educação (Seduc) as deliberações aprovadas pela categoria durante a última assembleia, que aconteceu na sexta-feira (18). Os encaminhamentos incluem a manutenção da greve, parcela mínima mensal de R$ 3.600 como parâmetro de pagamento dos retroativos e que a diretoria sindical construísse um estudo de reajuste salarial em plano plurianual.
Ainda no documento, o Sispec reitera que está aberto ao diálogo e espera da gestão municipal o cumprimento das Leis 11.738/08 (piso nacional do Magistério) e 873/08 (Plano de Carreira). Também é destacado que o volume das paralisações foi exclusivamente causado pela falta de proposta negociável de reajuste por parte do governo, bem como várias cláusulas da Pauta de Reivindicações sem solução.


ASSEMBLEIA NESTA TERÇA-FEIRA

O Sispec convoca todos os professores e professoras da rede pública municipal de Camaçari para participar de assembleia nesta terça-feira (22/08), às 9h, no auditório do Sindticcc.
Tendo como pauta os rumos do movimento da Campanha Salarial 2017, a plenária é realizada em conformidade com encaminhamento aprovado pela categoria durante a última assembleia, na sexta-feira (18).