Postagem em destaque

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

DOCUMENTÁRIO NA TV CULTURA RETRATA SAGA DE PROFESSOR DA REDE MUNICIPAL

A saga do professor da rede pública municipal de Camaçari e diretor do Sispec, Raimundo Moreira, e sua esposa, será tema do documentário BR-3 – Amores Migrantes, na TV Cultura. 
O programa irá ao ar às 0h45, na madrugada de sexta-feira (06/10) para sábado (07) e, sob o tema ‘Amor no Polo Industrial’, retratará o encontro dos dois, suas histórias de amor e lutas.
O documentário BR3 – Amores Migrantes se dedica a contar histórias de amor que ocorreram durante grandes imigrações no Brasil. A programação da TV Cultura pode ser conferida através do link: http://tvcultura.com.br/grade/06102017.html#atual




PALESTRA SOBRE REFORMA TRABALHISTA ACONTECE DIA 11

O Sispec convida os professores e professoras da rede pública municipal de Camaçari e demais interessados para participar da palestra sobre a Reforma Trabalhista que acontece na próxima quarta-feira (11/10), a partir das 9h, no auditório do Sindticcc.
A atividade, promovida pelo Sindborracha, será ministrada pela juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, Gerusa Amorim. O Sispec destaca a importância deste debate, que interfere diretamente nos direitos de todos os trabalhadores e trabalhadoras do país.


OUTUBRO É O MÊS DA LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA

"Outubro Rosa" é uma campanha mundial de prevenção contra o câncer de mama que teve início na década de 90 e chegou ao Brasil em 2002, tendo como objetivo a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de Mama. O câncer é o mal que mais acomete as glandulas mamárias e o que mais provoca morte de mulheres no Brasil.
O Instituto Nacional de Câncer (Inca), alerta para uma estimativa de 60 mil novos casos por ano em mulheres cada vez mais jovens. Porém, quanto mais cedo for diagnosticado, há mais chances de cura. E a probabilidade de recuperação total é de 95%. 
Algumas informações: o autoexame deve ser feito uma vez por mês. A melhor época é logo após a menstruação, para as mulheres que não menstruam mais, o autoexame deve ser feito num mesmo dia de cada mês, por exemplo, todo dia 15. Durante o autoexame deve procurar: deformações ou alterações no formato das mamas, abaulamentos ou retrações, ferida ao redor do mamilo, caroços nas mamas ou axilas e secreções pelos mamilos. Se houver qualquer dessas mudaças acima no formato da mama, procure assistência médica.
Saiba mais sobre prevenção, exames de mamografia e tratamento no site do Instituto Nacional do Câncer/Inca.

--
Informações da CNTE

terça-feira, 3 de outubro de 2017

SISPEC PARTICIPA DE LANÇAMENTO DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

O Sispec, representado pela diretora Márcia Novaes, participou do I Itinerário Formativo da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime)/Bahia, que aconteceu nos dias 26 e 27 de setembro, na ilha de Comandatuba, localizada no município baiano de Una. Na oportunidade, foi lançada a Conferência Estadual de Educação da Bahia, tendo como tema central a consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e do Plano Nacional de Educação (PNE), monitoramento, avaliação e proposição de políticas para garantia do direto à educação de qualidade, pública, gratuita e laica, com oito eixos temáticos e o documento orientador para as conferências municipais e conferências livres. 
Incluindo na programação palestras e oficinas, o I Itinerário Formativo da Undime/BA teve como foco a promoção de formação dos dirigentes municipais, com a abordagem de temas referentes à educação municipal e políticas públicas vigentes, sobretudo temáticas emergentes que constituem a sociedade e despontam como desafios no cotidiano da gestão da educação pública, dentre os quais, debate sobre o financiamento e a permanência do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação  (FUNDEB).

SISPEC PRESENTE NA APRESENTAÇÃO DA PEC QUE VISA ESTABELECER A PERMANÊNCIA DO FUNDEB - Na última quinta-feira (28/09), a diretoria do Sispec esteve presente na apresentação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que visa tornar permanente e garantir a continuidade do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). A atividade aconteceu na Uninassal, em Salvador.
Regulamentado pela Lei nº. 11.494/2007 e Decreto nº 6.253/2007, o Fundeb tem vigência até 2020 e consta do Ato das Disposições Transitórias na Constituição Federal, o que pode levar a seu fim. O encerramento do mesmo coloca em risco uma importantes política pública, podendo provocar impacto negativo na educação, especialmente nos municípios.
De iniciativa da senadora Lídice da Mata (PSB-BA) e apoiada por diversos senadores, com relatoria da senadora Fátima Bezerra (PT-RN), a PEC 24/2017 está tramitando na Comissão de Constituição e Justiça e tem como objetivo a permanência do Fundeb além de proposta de avanço, com ampliação da contrapartida da União, de forma progressiva, a fim de cumprir as metas do Plano Nacional, Estadual e municipais. Se aprovada na Comissão, a PEC segue para a votação no Plenário do Senado em dois turnos, e em seguida, para a Câmara dos Deputados.
O evento de lançamento contou com a participação de entidades ligadas a educação, que vêm fazendo o debate para o esclarecimentos dos profissionais acerca do assunto. O Sispec, através da diretoria Márcia Novaes, ressaltou o debate sobre a importância dos deputados e deputadas federais e estaduais apoiarem a PEC e realizarem audiências públicas sobre a temática.


Conferência Estadual de Educação da Bahia foi lançada durante I Itinerário Formativo da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime)/Bahia


Lançamento da PEC que visa tornar permanente e garantir a continuidade do FUNDEB