Postagem em destaque

terça-feira, 18 de agosto de 2015

PREVENÇÃO E COMBATE À VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS SERÁ TEMA DE FÓRUM NA CIDADE DO SABER

Está agendado para o próximo dia 25 de agosto, terça-feira, o Fórum Mediação de Conflitos Promovendo Aprendizagens, das 13h30 às 17h, na Cidade do Saber,  Auditório 3, cuja duração poderá ser estendida para o turno da manhã. O encontro foi uma proposta apresentada pelo Sispec, acatada pela Seduc. A formulação e objetivos do fórum foram delineados em reunião realizada nessa segunda-feira, 17/08, na Segov, com a participação de gestores escolares, professores, Seduc, Prefeitura, Câmara Municipal e Sispec. A reunião discutiu as políticas públicas voltadas para segurança nas escolas municipais. Representando o Governo, participaram as secretárias Jailce Andrade (Segov), Márcio Neves, Juipurema (Seduc), José Marcelino e Gilvan (Câmara),  Jorge Freitas e Valdelaine de Jesus (Sispec).
Representantes de vários órgãos e instituições foram convidados a participar do Fórum, que formulará ações para fazer da escola pública um espaço realmente saudável e de crescimento para toda a comunidade. O Sispec vai marcar presença e dar continuidade à luta contra todas as formas de violência que vêm se tornando rotina no ambiente escolar. Todos juntos contra a violência nas escolas!


segunda-feira, 17 de agosto de 2015

SISPEC E SEDUC REALIZARÃO SEMINÁRIO SOBRE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

A diretoria do Sispec vem se empenhando há alguns anos para colocar na pauta de discussão a questão da violência dentro das escolas municipais de Camaçari, cujas estatísticas negativas crescem de forma preocupante. O recente episódio de agressão às gestoras da Escola Municipal Maclina Maria da Glória, em Abrantes (com as quais nos solidarizamos), soma-se a vários outros envolvendo também professores, alunos e funcionários.
Buscando discutir e apontar alternativas para mudar esse cenário de tensão e insegurança, o Sispec e a Seduc estão somando esforços para a realização de um Seminário sobre o tema, marcado, a priori, para o dia 25 de agosto, em horário e local a serem confirmados, do qual também participarão representantes do Ministério Público, polícias Civil e Militar, Juizado da Infância e da Juventude, associações comunitárias, dentre outros.
O objetivo é traçar metas e colocar em prática ações que impeçam a violência no ambiente escolar e suas consequências nefastas para toda a comunidade. O êxito dessa iniciativa depende da participação e do compromisso de todos os segmentos envolvidos, direta ou indiretamente, com a educação.
É imprescindível dar as mãos, promovendo uma ação conjunta para que a escola pública seja, efetivamente, um local de acolhimento e irradiação de conhecimento, troca saudável de experiências e aprimoramento individual e coletivo. O Sispec espera que este seja um passo decisivo nessa importante caminhada.