Postagem em destaque

sábado, 4 de maio de 2019

PROFESSOR (A), VACINE-SE CONTRA A GRIPE

Este sábado, 04/05, é o dia D da vacinação contra a gripe. Professores e professoras devem ficar atentos para a importância de se vacinar. Formamos uma categoria que trabalha boa parte do tempo em pé, com uso frequente da voz. 
Há vários postos de saúde e pontos de vacinação distribuídos em todo o estado. Não vamos dar vez à gripe. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção.


SISPEC RECEBE VISITA DE SINDICALISTAS ALEMÃES

Na tarde dessa sexta-feira, 03/05, o Sispec recebeu a visita do grupo Cristão Operário da Alemanha. Apesar do pouco tempo, foi um momento de discussão e troca de experiências sobre as lutas da classe trabalhadora brasileira e alemã.

quinta-feira, 2 de maio de 2019

SISPEC PARTICIPA DE ATO DO 1º DE MAIO NO FAROL DA BARRA

O Sispec participou, nessa quarta-feira, do ato do 1º de Maio no Farol da Barra, em Salvador, fortalecendo a luta contra o desmonte dos direitos trabalhistas e em defesa da aposentadoria. O sindicato também marcou presença na atividade do Sindborracha, em Camaçari.





quarta-feira, 1 de maio de 2019

HOJE, TODOS E TODAS AO FAROL DA BARRA, 14 HORAS!




Hoje é Primeiro de Maio, dia do trabalhador e da trabalhadora. 
Essa data deveria ser de comemoração, no entanto estamos vivendo um dos momentos mais críticos para a classe trabalhadora brasileira, com ataques diretos aos direitos garantidos a preço de muita luta e enfrentamento.
Nesta perspectiva, a educação está sendo um ponto chave dos ataques, por isso é necessário construir um diálogo com o povo e transformar a pauta da educação numa pauta de luta de toda a sociedade.
A educação precisa ser uma disputa estratégica, onde a sociedade se sinta parte dela e a reconheça como um meio de transformação e de ascensão da classe trabalhadora. Uma das formas de demonstrar isso é disputar a narrativa da reforma da Previdência, mostrando à população a destruição que será feita com esta reforma, e que os maiores atingidos serão os mais pobres, sempre massacrados pela classe dominante. Por isso temos que gritar alto:
Viva o povo de luta! 
Viva a classe trabalhadora!
Não à reforma da Previdência!

Márcia Novaes (Presidenta do Sispec)

segunda-feira, 29 de abril de 2019

1º DE MAIO SERÁ NO FAROL DA BARRA



O Sispec convoca toda a categoria para participar do grande ato do 1º de Maio, marcado para essa quarta-feira, a partir das 14h, no Farol da Barra. As centrais sindicais se uniram contra a reforma da Previdência de Bolsonaro e estão mobilizadas para lutar também pela garantia dos direitos trabalhistas, geração de emprego, direitos sociais e democracia. 
Vamos lotar o Farol da Barra e mostrar que estamos juntos (as) e unidos (as) contra o desmonte da Previdência, além de fortalecer a Greve Nacional da Educação do dia 15 de maio. 

domingo, 28 de abril de 2019

MOÇÃO DE REPÚDIO AO GOVERNADOR RUI COSTA

A diretoria do Sispec repudia, de forma veemente, a medida do governador Rui Costa de cortar o ponto dos professores e professoras grevistas da Uneb (Universidade do Estado da Bahia), que estão paralisados desde o dia 4 de abril na luta pelos seus legítimos direitos e pela negociação de fato da pauta de reivindicações da categoria.
A medida é autoritária e antidemocrática, na medida em que fere o direito de greve e fecha os espaços de diálogo com a categoria. 


NOTA DE REPÚDIO

A diretoria do Sispec manifesta o seu  repúdio à ação arbitrária da Polícia Militar contra Thaís Vieira Costa, estudante do Curso de Comunicação da Ufba. No último dia 18 de abril, a estudante, que é negra e candomblecista, foi abordada por prepostos da PM em frente à Escola Politécnica da Ufba, na Federação, quando se dirigia a Faculdade de Comunicação. Com armas em punho, os PMs abordaram e revistaram Thaís, que sofreu ameaças de prisão e ainda foi impedida de entrar na Ufba, conforme denunciou a universitária.  
Fica evidente que a ação da autoridade policial teve um caráter discriminatório, com motivações racistas e machistas, inadmissíveis principalmente quando praticadas por agentes públicos responsáveis pela proteção de cidadãos e cidadãs. Casos de abusos e agressões de fundo racista e/ou machista ocorrem com frequência, e agora eles também acontecem no ambiente universitário.  
O Sispec se solidariza à estudante Thaís Vieira Costa e espera que o poder público tome as devidas providências para apuração do fato e punição aos responsáveis.