Postagem em destaque

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

NOTA À CATEGORIA

Na manhã desta quinta-feira (09/11), a diretoria do Sispec esteve na Secretaria de Educação (Seduc) para que fosse feita comunicação oficial sobre o dia referente ao sábado letivo do dia 11 de novembro de 2017.
Na oportunidade, a coordenação pedagógica da Seduc afirmou que o comunicado só poderia ser realizado através dos titulares da pasta, os quais estavam em agenda externa, mas que seria feito o possível para emissão do documento até o fim desta quinta.
Todavia, até o momento, o referido comunicado oficial não foi emitido. Vale lembrar que a Seduc funcionará normalmente nesta sexta (10). Esperamos assim, que a orientação seja realizada pela pasta.

terça-feira, 7 de novembro de 2017

CATEGORIA APROVA ADESÃO À PARALISAÇÃO NACIONAL DO DIA 10/11

Na manhã desta terça-feira (07/11), os professores e professoras da rede pública municipal de Camaçari estiveram em assembleia no Auditório Professora Maria da Paixão, na sede do Sispec, quando aprovaram a judicialização do reajuste e da proposta de pagamento das horas excedentes no mês de janeiro e a adesão da categoria à Paralisação Nacional na próxima sexta-feira (10). A mobilização tem como objetivo posicionar-se contra a retirada de direitos imposta pela Reforma Trabalhista, que entra em vigor no sábado (11). 
A plenária foi aberta com a fala do presidente sindical Jorge Freitas, que destacou a satisfação em realizar a primeira atividade na nova sede. “Isso aqui pertence a todos nós e é fruto da gestão, mesmo com apenas 629 filiados”, exclamou, ao acrescentar que o sindicato trabalhará para a execução de projetos para os docentes na sede. Freitas também apresentou as propostas das tabelas de reajuste e pagamento de horas excedentes.
A diretoria apresentou os problemas enfrentados em unidades de ensino da rede, como situação de violência na Escola Municipal Caminho do Mar, com a necessidade da criação de condições para garantia da segurança dos professores e alunos, além de falta de manutenção. Também foi explanado sobre os transtornos na Escola Municipal Professora Ilda Leal Ulm da Silva – CAIC, com a exposição dos estudantes e docentes a raticidas utilizados em dedetização, e os procedimentos realizados através do empenho do Sispec, como suspensão das aulas, limpeza acompanhada pela Força-Tarefa, encaminhamento de médico a disposição para acompanhar as pessoas expostas, elaboração de relatório sobre o produto utilizado, dentre outros. A situação de ambas as unidades escolares será acompanhada pela diretoria sindical.
Ainda foram discutidos calendário de reposição de aulas e eleição para gestores escolares, com a pontuação da necessidade de realização de assembleia exclusiva sobre o assunto. Estiveram também em pauta os precatórios do Fundeb, sendo informado pelo Sispec que os diretores estão buscando informações sobre o assunto, com reunião prevista até a sexta-feira para discussão, tendo em vista que a questão é de interesse de toda a categoria. Durante as falas, os professores e professoras dissertaram sobre a reposição dos pontos facultativos no sábado, pagamento das promoções, mudança de nível, violência e falta de estrutura nas escolas.
Na oportunidade, representantes da AMI - Plano de Saúde apresentaram a proposta da seguradora, explanando sobre histórico, rede credenciada em Camaçari e Salvador, cobertura na Bahia e em outros estados, sindicatos e prefeituras conveniadas ao plano, valores e projetos de promoção à saúde. Foi destacado que o plano não tem carência e possui um aplicativo para celular com demais informações.

O auditório Maria da Paixão foi  um dos destaques nos elogios ao  novo prédio



Jorge Freitas, que destacou a satisfação em realizar a primeira atividade na nova sede

Situação a escola CAIC, foi apresentada pelo Professor Klenio 
Representantes da AMI PLANO de SAUDE,  apresentaram proposta a categoria






Professor Marcelo, Presidente do FUNDEB elencou a  pauta sobre os precatórios 

SITUAÇÃO DO CAIC É ACOMPANHADA DE PERTO PELO SISPEC

Com a denúncia feita por professores relatando a exposição de docentes e alunos a raticidas utilizados em dedetização feita na Escola Municipal Professora Ilda Leal Ulm da Silva – CAIC no último dia 16 de outubro, foi lançado um alerta para a necessidade de providências urgentes a fim de salvaguardar e preservar a saúde da comunidade escolar.
Em reunião realizada no dia 16/10 entre a Secretaria de Educação (Seduc), educadores, gestores e Sispec, foram definidos encaminhamentos, dentre os quais: solicitação de um plantão médico da Secretaria de Saúde (Sesau), visando orientar e acompanhar alunos e professores que apresentaram qualquer tipo de reação às substâncias utilizadas; mutirão de limpeza realizado sob a tutela da força-tarefa, com a presença e acompanhamento do sindicato e representantes da comunidade; apresentação de relatório sobre os tipos de produto utilizados na dedetização e possíveis consequências decorrentes da absorção por seres humanos; documento da Seduc ou da Sesau assumindo responsabilidade por futuros danos à saúde dos alunos e professores no uso das dependências da escola; e reunião com a comunidade para esclarecimentos e conscientização sobre o ocorrido. 
Na segunda-feira as aulas foram suspensas por orientação do Sispec e uma nova reunião foi realizada com o objetivo de avaliar a concretização dos encaminhamentos. Ainda por solicitação do sindicato, foi encaminhada pela unidade à Seduc uma relação dos professores, funcionários e alunos que apresentaram reação aos produtos utilizados na dedetização.

Oficio encaminhado pela vigilância sanitária identificando o produto


Oficio  da SEDUC  assumindo responsabilidade por futuros danos à saúde dos alunos e professores no uso das dependências da escola


A limpeza foi feita em vários setores  da escola por profissionais disponibilizados pela SEDUC







A diretoria do SISPEC esteve presente, acompanhando de perto todas situações e encaminhamentos


segunda-feira, 6 de novembro de 2017

PROFESSORES (AS) ESPECIAIS LETRA A DEVEM ENVIAR CONTRACHEQUE AO SINDICATO

A diretoria do Sispec agradece aos professores e professoras especiais que enviaram os contracheques ao sindicato. Reforçamos para que os docentes especiais I, letra A, sobretudo os de 40h, encaminhem o contracheque através do e-mail sispecsindicato@gmail.com ou para o WhatsApp dos diretores.

TRABALHADORES ORGANIZAM PARALISAÇÃO NACIONAL CONTRA RETIRADA DE DIREITOS

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), convoca todos os sindicatos afiliados a participarem da paralisação nacional, no dia 10 de novembro, contra a retirada de direitos trabalhistas promovida pelo governo ilegítimo de Michel Temer.
A mobilização, chamada pela CUT, centrais sindicais e movimentos sociais, contará com a presença de representantes da diretora da CNTE nas ações que ocorrerão durante o dia inteiro em todo o país.
Em São Paulo haverá uma manifestação chamada de Grande Marcha da Classe Trabalhadora em Defesa dos Direitos, da Soberania e da Democracia, com concentração às 9h, na Praça da Sé, no centro de São Paulo, e caminhada até a Avenida Paulista.

--
Com informações da CUT Bahia