Postagem em destaque

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

SISPEC MARCA PRESENÇA EM ATO CONTRA REFORMA DA PREVIDÊNCIA EM SALVADOR


O Sispec participou do ato público contra a reforma da previdência, que aconteceu na manhã dessa quarta-feira, 20/02, em frente ao prédio da Previdência Social no Comércio, em Salvador. O evento foi organizado pelas centrais sindicais e mobilizou sindicatos, entidades do movimento popular e estudantil e trabalhadores de várias categorias. Esse ato faz parte do calendário de luta contra a reforma da Previdência, com o lema "Se botar pra votar o Brasil vai parar", como preparação para a greve geral. 
Segundo Márcia Novaes, presidenta do Sispec, "essa reforma atingirá em cheio a categoria de professoras e professores, pois sendo uma categoria maioritariamente feminina o aumento da idade mínima e a retirada da aposentadoria especial vai massacrar nossa categoria. Precisamos construir os movimentos e mobilizar a base contra a retirada de direitos, além de incorporar a narrativa, conversando com nossos alunos e alunas, mães, vizinhos e colegas para fortalecer a luta, que é de toda a classe trabalhadora". 
RETROCESSO - O projeto de reforma enviado ao Congresso impõe maior tempo de trabalho e aumenta a idade mínima para a aposentadoria, que será de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres, com contribuição por 40 anos. Pela regra atual, os trabalhadores podem se aposentar por idade ou por tempo de contribuição. No critério por idade, a regra é de 65 anos para homens e 60 anos para mulheres, com tempo mínimo de contribuição de 15 anos.Por tempo de contribuição, hoje são necessários 30 anos para mulheres e 35 anos para homens, sem exigência de idade mínima. 
Hoje, a carteira de trabalho e previdência social (CTPS) é garantia do vínculo empregatício, com direito ao 13º salário, FGTS, seguro-desemprego e férias remuneradas, dentre outros benefícios. A reforma cria a carteira de trabalho "verde e amarela", sem garantia de direitos, em que empregador e empregado organizam a forma de trabalho de acordo com a enganosa reforma trabalhista. 
Na Previdência atual, todos depositam em um mesmo fundo e todos os trabalhadores têm direito, são assegurados e podem se aposentar. A proposta do governo pretende implantar um modelo de capitalização da Previdência, espécie de poupança, modelo de alto custo que fracassou em outros países, a exemplo do Chile, onde a sociedade, depois de 30 anos, luta para retirar.

AUTORIZAÇÃO PARA DESCONTO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL

Com a mudança da legislação trabalhista, um dos pontos alterados foi em relação ao desconto do imposto sindical, que antes era obrigatório e agora é facultativo, exigindo autorização expressa do trabalhador para que seja efetivado.
Nesse sentido, o Sispec comunica que os professores ou professoras que desejem contribuir para o fortalecimento do nosso sindicato devem assinar a autorização de desconto (confira modelo anexo) e entregá-la na Secad ou na sede do Sispec, até o dia 10 de março, conforme ofício circular 001/2019 lançado pela Secad. 
Contamos com a colaboração da categoria para que o Sispec se mantenha bem estruturado e atuante. Juntos somos mais fortes!



ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL É TEMA DE PROJETO DE PROFESSOR DA ESCOLA THOMAZ CAMILO

Uma abordagem sobre o ensino de geometria, com ênfase na geometria espacial, é tema de projeto desenvolvido pelo professor Edimilson Santos, que leciona matemática na Escola Municipal Thomaz Camilo, no distrito de Areias, em Camaçari. Segundo o educador, o ensino da disciplina, na maioria das vezes, é dissociado da realidade prática e do cotidiano dos estudantes. 

O projeto, cujo título é Tecnologia e Ludicidade no Ensino de Geometria Espacial, é direcionado para alunos do Fundamental II (6º e 8º ano) e pretende adotar uma metodologia que utilize objetos concretos como material didático, além de recursos tecnológicos, reforçando de maneira lúdica e participativa a apreensão do conteúdo teórico da geometria espacial. 
O professor Edimilson defende que a aprendizagem da geometria não deve se restringir apenas ao estudo de retângulos e segmentos de reta, e propõe que se possibilite aos alunos relacionar os objetos visualizados no dia a dia com os modelos teóricos da geometria espacial, tais como esfera, cilindro, pirâmide, dentre outros. Dessa forma, os estudantes poderão, ao final, compreender e reconhecer de forma prática objetos bidimensionais e tridimensionais.

Prof. Edimilson Santos, da Escola Municipal Thomaz Camilo, em Areias





terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

SISPEC PARTICIPA DE PLENÁRIA DE FORMAÇÃO SINDICAL

Na tarde dessa segunda-feira, 18/02, no auditório do Sispec, aconteceu um encontro de formação sindical com representantes de várias categorias. A plenária discutiu e formulou propostas a serem levadas à 4ª Conferência Nacional de Formação da CUT, que ocorrerá de 27 a 31 de maio deste ano, em Belo Horizonte. 
A Conferência Nacional tem como lema “Somos e fazemos o trem da história”, e será mais uma etapa de preparação para o enfrentamento do movimento sindical contra o projeto de desmonte das conquistas trabalhistas e sociais. Além do Sispec, participaram dirigentes do Sindiquímica (Sindicato dos trabalhadores da indústria Química e Petroquímica), Sindilimp (Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza), Sindmetropolitano (Sindicato dos Vigilantes de Camaçari e Região), Sindborracha (Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Borracha) e Sinergia (Sindicato dos Eletricitários).