Postagem em destaque

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

ENCONTRO VIRTUAL DISCUTE LEI 10.639/03

Nessa quinta-feira, 11/02, o Sispec realizou uma discussão virtual bastante proveitosa sobre a importância da aplicabilidade da Lei 10.639/03, que propõe novas diretrizes curriculares para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, ressaltando a importância da cultura negra para a formação da sociedade brasileira. A palestrante convidada foi a professora Ieda Leal.
Participaram da reunião vários professores e professoras da rede municipal de Camaçari, que contribuíram de forma significativa na abordagem do tema, enriquecendo o debate. O Sispec agradece a todos e todas pela participação no encontro, desde já contando com esse apoio para a criação do nosso Coletivo Quilombo, um espaço para abordar e aprofundar as questões étnicas e raciais, inclusive no contexto da educação pública. #Sispec34AnosDeLutas



quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

A VIDA EM PRIMEIRO LUGAR

O Sispec, desde o início da pandemia, tem feito a defesa em favor da vida, tanto de educadoras e educadores quanto de estudantes, profissionais da educação e de toda a sociedade camaçariense. Foram encaminhados documentos com sugestões para a gestão municipal buscando formas de amenizar o sofrimento de tantas famílias, que além de perderem entes queridos ainda ficaram sem emprego e com poucas possibilidades de sobreviver.
Na educação, desde o início, professoras e professores se doaram no sentido de encontrar alternativas para diminuir as lacunas deixadas pela pandemia. Muitos se reinventarem, tendo que aprender a lidar melhor com as tecnologias, mesmo sem nenhum suporte de internet, computadores e telefones, somando-se a isso a sobrecarga de trabalho e a violação da sua privacidade, pois a educação remota emergencial requer muito mais tempo e invade nossos lares.
No entanto, apesar das dificuldades, professoras e professores estão dando seu sangue e suor para fazer seu trabalho. Em muitos momentos ouvimos de alguns – que desconhecem nosso trabalho e não sabem o que é o chão da escola nem a rotina dos educadores e educadoras – que professor (a) está recebendo sem trabalhar, quando na verdade nosso trabalho foi triplicado, causando muitas vezes estafa e doenças mentais severas. Nesta semana vimos o presidente da Câmara de Camaçari pedindo o retorno das aulas presenciais, parecendo ignorar a situação da covid-19 no município e a falta de um plano de combate à pandemia, tendo inclusive 100% de UTI ocupadas, UPAs superlotadas e pessoas com sintomas sem acesso aos testes, um verdadeiro descaso com aqueles que mais necessitam.
Salientamos que não é da vontade da categoria estar fora da sala de aula e trabalhando em casa, continuando a ter sua casa invadida pela tripla jornada. Porém é o instrumento que temos atualmente para promover a interação com os estudantes e defender a vida de todas e todos da comunidade escolar, cumprindo os protocolos de segurança. Queremos, sim, retornar à sala de aula o mais breve, mas para isso é necessário defender a vacina para toda a população e colocar os profissionais de educação nos grupos prioritários. A educação tem que caminhar lado a lado com os valores fundamentais do ser humano, como a vida e a saúde.
#VidaEmPrimeiroLugar #VacinaçãoParaTodos