Postagem em destaque

sexta-feira, 13 de março de 2020

GREVE NACIONAL DA EDUCAÇÃO


CNTE SUSPENDE ATOS DO DIA 18 DE MARÇO, MAS MANTÉM PARALISAÇÃO DAS ATIVIDADES ESCOLARES COM MOBILIZAÇÃO VIRTUAL

A CNTE decidiu suspender os atos públicos do dia 18 de março, levando em consideração os riscos com a pandemia do coronavírus e suas repercussões para a população. No entanto está mantida a paralisação nacional convocada pela entidade, com mobilização virtual em defesa da educação pública e contra a política de desmantelamento do patrimônio público pelo governo Bolsonaro. (Ver anexo com o comunicado da CNTE).



quarta-feira, 11 de março de 2020

NOTA DE REPÚDIO - DAMARES NÃO NOS REPRESENTA!

O Sispec - Sindicato dos Professores e Professoras Municipais de Camaçari manifesta seu REPÚDIO à decisão de parte da Câmara de Vereadores de Camaçari de conceder o título de Cidadã Camaçariense à ministra da Mulher e Direitos Humanos, Damares Alves.

A luta das mulheres sempre foi árdua na busca por igualdade de direitos, e todas essas conquistas foram à custa de muito sangue. Entretanto as políticas do governo Bolsonaro vêm na contramão dessa luta e dos avanços alcançados, pois além de extinguir a Secretaria de Políticas para Mulheres, fazendo um fusão de ministérios, nomeia para a pasta alguém que em nada representa as lutas históricas das mulheres.
O governo Bolsonaro reduziu a praticamente zero as verbas de combate à violência contra a mulher, desmontando o importante programa Casa da Mulher. A ministra Damares defende concepções machistas como "mulher tem que ser do lar", "menina veste rosa e menino veste azul", e quer implantar nas escolas um projeto de abstinência sexual para adolescentes.
Em Camaçari não é muito diferente, já que a Secretaria de Mulheres também foi extinta, assim como as políticas públicas para mulheres são inexistentes. É inadmissível que numa cidade onde há tantos casos de feminicidio não exista por parte de seus gestores a compreensão da necessidade de iniciativas para as mulheres visando reduzir os danos causados pela violência de gênero.
É absurda a concessão do título de cidadã para alguém que não fez nada pelo município, além de ser um desrespeito à memória das mulheres camaçarienses vítimas de feminicídio e a todas as mulheres que sofrem algum tipo de violência nessa cidade. No entanto essa proposta é compreensível, pois o alinhamento da gestão municipal com Bolsonaro sempre foi notória.
Por isso nessa sexta-feira, 13 de março, no plenário da Câmara Municipal, será o momento de dizer em alto e bom som: 

RESPEITEM AS MULHERES DE CAMAÇARI. FORA DAMARES, VOCÊ NÃO NOS REPRESENTA NEM NUNCA REPRESENTARÁ!

SISPEC APOIA GREVE DOS VIGILANTES

O Sispec se solidariza ao movimento grevista dos vigilantes da Bahia, que desde terça-feira (10/03) estão com suas atividades paralisadas em defesa de reposição das perdas salariais acumuladas nos últimos 2 anos, acordo coletivo (o que está em vigor é de 2018), entre outras justas reivindicações.
Estamos juntos e juntas com os vigilantes nessa luta.