Postagem em destaque

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

CATEGORIA CONTINUA EM GREVE

A greve dos professores e professoras da rede pública municipal de Camaçari continua por tempo indeterminado. A decisão foi deliberada pela categoria durante assembleia na manhã desta sexta-feira (18/08), na Escola Normal de Camaçari.
A plenária foi aberta com a explanação da diretoria do Sispec sobre a reunião de reabertura da mesa de negociação que aconteceu na quinta-feira (17) com a presença dos secretários de Administração, Reginaldo Paiva, da Fazenda, Renato Almeida, e de Educação, Neurilene Martins. No encontro, o governo se manteve irredutível no posicionamento de zero por cento de reajuste, contribuindo assim para o não retorno das aulas.
Desta forma, os professores/as também aprovaram o pagamento dos retroativos e a autorização para a diretoria sindical fazer um estudo para implantação de um plano plurianual do reajuste salarial a ser formalizada como proposta ao governo. Foi ainda encaminhada nova assembleia para a terça-feira (22), às 9h, no Sindticcc. 





COM ATO DOS PROFESSORES/AS NA PREFEITURA, MESA DE NEGOCIAÇÃO É REABERTA

Na manhã desta quinta-feira (17/08), os professores e professoras da rede pública municipal de Camaçari realizaram um ato no paço da Prefeitura, como forma de demonstrar apoio à diretoria do Sispec que participava da reunião de reabertura da mesa de negociação da campanha salarial com o governo.
A atividade contou com um café da manhã coletivo e a presença da comunidade escolar, reunindo pais e estudantes, além da União dos Estudantes Secundaristas de Camaçari e do Sindborracha (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Borracha).
Na reunião, representaram o governo os secretários da Administração, Reginaldo Paiva, da Fazenda, Renato Almeida, e de Educação, Neurilene Martins, além do assessor da Segov (Secretaria de Governo) José Gama. 
Dentre os assuntos abordados estiveram o projeto de Lei para o pagamento dos docentes que estão a baixo do piso, retroativo a janeiro, em conformidade com a Lei nacional 11.738, o passivo dos retroativos das promoções, aperfeiçoamentos, progressões e a reforma da Lei 1177, que trata sobre a eleição de gestores/as nas unidades de ensino e proposta para discussão do calendário de reposição. O Sispec colocou como sugestão um estudo para implantação de um plano plurianual.

Com professores, estudantes e pais, ato contou com um café da manhã no paço municipal



Reunião reabriu mesa de negociação da campanha salarial 2017


quinta-feira, 17 de agosto de 2017

ORGANIZAÇÃO ESTUDANTIL PUBLICA NOTA EM APOIO AOS PROFESSORES/AS

A União dos Estudantes Secundaristas de Camaçari (UESC) publicou nesta quarta-feira (17/08), através de sua diretoria executiva de comunicação, uma nota aos estudantes da rede municipal na qual manifesta apoio ao movimento dos professores e professoras e cobra ao governo resolutiva para os problemas enfrentados na rede. 
Na publicação, a organização afirma que "queremos propor ao governo que pelo menos tenha respeito por nós estudantes e que dê um fim nessa greve. Pois a luta dos professores não é só por aumento de salario, é por nós estudantes também. É por mais material didático, livros atualizados e que supram as nossas necessidades de aprender, é pelo piloto que falta na mão do professor, é do dia de aula cortado por não ter água na escola, é por uma merenda digna, chega de cardápio repetitivo, a escola também tem que cuidar da alimentação de qualidade, pois muitas das vezes deixamos pra fazer nossas refeições na escola, muitos por não ter aquela refeição em casa. É da estrutura e sucateamento que se encontra as escolas municipais, sendo que a grande parte dela não são reformadas a um bom tempo, e falamos de sucateamento em modo geral pois basta visitar qualquer escola e irão ver a realidade dela. É da falta de professores em matérias essenciais para o desenvolvimento do aprendizado, é pela falta de segurança que se encontra dentro da nossa escola,seja na porta dela ou no caminho dela, ou seja em toda a cidade. É pelo o nosso transporte escolar que se encontra em péssimas qualidades, e que hoje não suporta mais a demanda de tantos estudantes que usam o mesmo, e ainda precisamos enfrentar o super lotamento no transporte e todo o constrangimento para ir e vir da sua escola". 
A íntegra da nota pode ser conferida na página oficial da UESC no Facebook.

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

ASSEMBLEIA SEXTA-FEIRA, NA ESCOLA NORMAL

O Sispec convoca todos os professores e professoras da rede pública municipal de Camaçari para participar de assembleia na sexta-feira (18/08), às 9h, na Escola Normal de Camaçari, Centro da cidade.
A realização da plenária segue encaminhamento aprovado pela categoria durante a última assembleia, na terça-feira (15), e terá como pauta a campanha salarial 2017, sobretudo a reunião de reabertura da mesa de negociação entre o Sispec e o governo marcada para acontecer nesta quinta-feira (17).


ATO DA CATEGORIA ACONTECE NESTA QUINTA-FEIRA

O Sispec convida os professores e professora da rede pública municipal de Camaçari e toda a comunidade escolar para participar de ato nesta quinta-feira (17/08), a partir das 9h, no paço da Prefeitura. 
Realizada em conformidade com aprovação da categoria durante a última assembleia, na terça-feira (15), a atividade contará também com um grande café da manhã.
Na ocasião, a direção sindical estará participando da reunião de reabertura da mesa de negociação da campanha salarial 2017 com o governo, agendada pelas secretarias de Educação, da Administração e da Fazenda.


terça-feira, 15 de agosto de 2017

GREVE DOS PROFESSORES E PROFESSORAS CONTINUA POR TEMPO INDETERMINADO

Em assembleia na manhã desta terça-feira (15/08), no Sindticcc, os professores e professoras da rede pública municipal de Camaçari decidiram permanecer em greve por tempo indeterminado
Durante a plenária, o Sispec recebeu ofício das secretarias de Educação, da Administração e da Fazenda agendando reunião de reabertura da mesa de negociação para a próxima quinta-feira (17), às 9h. 
Desta forma, a categoria aprovou realização de ato na manhã da quinta-feira, no paço da Prefeitura, com um grande café da manhã e participação de toda a comunidade escolar. Ainda foi deliberada nova assembleia para a sexta-feira (18), às 9h, na Escola Normal de Camaçari.
No início da plenária, foi comunicado aos presentes sobre os desdobramentos da reunião que a direção sindical, juntamente com professores e servidores, participou na última sexta-feira (11), quando os vereadores explanaram sobre o encontro dos mesmos com o prefeito Antônio Elinaldo.
Também esteve na pauta da assembleia a manifestação realizada pela comunidade do distrito de Barra do Pojuca, na segunda-feira (14), em solidariedade ao movimento dos professores. Inclusive, os docentes relataram que têm recebido apoio de pais de alunos, que têm se mostrado dispostos a se somar à luta da categoria. 
Presente na plenária, o advogado do Sispec, Ricardo Ribeiro, fez alguns esclarecimentos sobre aspectos jurídicos e explicou os passos legais do movimento.
Os professores e professoras ainda fizeram um minuto de silêncio pelos dois estudantes de Camaçari que estavam desaparecidos e foram encontrados mortos esta semana.



Ofício agendando reunião entre Sispec e governo

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

ESCLARECIMENTO: NOTÍCIA DE QUE GREVE PODE SER ENCERRADA NESTA TERÇA-FEIRA É OPINIÃO DE VEÍCULO

A notícia veiculada neste domingo (13/08) pelo site Camaçari Notícias, cujo título destaca que a greve dos professores e professoras da rede pública municipal pode acabar na terça-feira (15), não procede e não representa a concepção da direção do Sispec. A mesma reflete apenas a opinião e a avaliação do veículo.
Em conformidade com as publicações oficiais do Sispec, a greve foi deflagrada por tempo indeterminado, portanto, o fim ou permanência do movimento dos educadores é uma decisão da categoria, a ser tomada na próxima assembleia agendada para terça-feira, às 9h, no auditório do Sindticcc.


COMUNIDADE DE BARRA DO POJUCA VAI ÀS RUAS EM APOIO AOS PROFESSORES

Os moradores do distrito de Barra do Pojuca fecharam a Estrada do Coco (BA-099) na manhã desta segunda-feira (14/08). O protesto foi realizado em apoio ao movimento dos professores e professoras da rede pública municipal de Camaçari, que estão em greve, e contou com a presença do Sispec.
Durante a manifestação, a comunidade utilizou cartazes e cobrou ao prefeito Antônio Elinaldo que os problemas enfrentados pelos docentes, que interferem diretamente nos estudantes e na qualidade da educação, sejam solucionados.
Os professores e professoras estão em greve por tempo indeterminado desde a última quinta-feira (10), seguindo aprovação da categoria em assembleia. A decisão foi motivada, dentre outras razões, pelo descumprimento do piso nacional, proposta de zero por cento de reajuste salarial pelo governo e não apresentação de alternativa de negociação para demais cláusulas da pauta de reivindicações.







SISPEC ENVIA OFÍCIO AO GOVERNO COMUNICANDO GREVE

Nesta segunda-feira (14/08), o Sispec enviou ofício à Secretaria de Educação (Seduc), com cópia ao Ministério Público e à Procuradoria Geral do Município, informando sobre a greve aprovada pela categoria durante a última assembleia, na quinta-feira (10), e que segue por tempo indeterminado.
Ainda no documento o Sindicato comunicou que a decisão dos professores e professoras da rede municipal se deve ao descumprimento do piso nacional do magistério, conforme Lei Federal 11.738/08, não reajuste a todos os níveis da tabela de vencimentos, em desacordo com o Art. 28, seus incisos e parágrafos únicos da Lei 873/08, e demais cláusulas da pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2017, não sendo apresentada pelo governo alternativa de negociação para resolução do impasse e mantida a proposta de zero por cento de reajuste.