Postagem em destaque

quinta-feira, 23 de março de 2017

EM ASSEMBLEIA NO SINDTICCC, CATEGORIA DISCUTIU E APROVOU ENCAMINHAMENTOS

Na tarde dessa quinta-feira, 23/03, a categoria realizou assembleia no auditório do Sindticcc. A diretoria do Sispec passou alguns informes e encaminhamentos tirados durante a reunião realizada pela manhã com a Secad e a Sefaz, inclusive o compromisso da Administração, por meio de documento publicado aqui, de devolver os valores descontados indevidamente do 1/3 de fériasO Sispec comunicou que enviou ofício à Administração solicitando reunião para o dia 12/04/2017, tendo como pauta a campanha salarial.
Em seguida a assembleia discutiu as propostas para pagamento das horas excedentes entre a manutenção da ação judicial ou o parcelamento do pagamento. A maioria optou pelo parcelamento. Entre muitos debates foi aprovada por consenso a proposta defendida e apresentada pela diretora sindical professora Diana Cavalcante, de 5 anos em 5 meses com todo o trâmite sendo homologado na Justiça. Também foi alvo de discussão a portaria 15/2017, que determina o horário de entrada dos professores nas escolas às 07h40; foi aprovada proposta, a ser encaminhada à Seduc, como sugestão do horário  de início das aulas às 08h. 
A assembleia não deliberou nenhum ato ou mobilização para os próximos dias, portanto nesta sexta-feira, 24/03, haverá aula normalmente.



DEVOLUÇÃO DO DESCONTO INDEVIDO SERÁ NO DIA 12/04

Representantes do Sispec e da Prefeitura de Camaçari estiveram reunidos na manhã dessa quinta-feira, 23/03, para discutir, principalmente, dois pontos de pauta: a devolução do desconto de Imposto de Renda sobre o 1/3 de férias dos professores e professoras e a abertura da mesa de negociações da campanha salarial 2017.
Ficou acertado que a devolução dos valores indevidamente descontados de I.R. será feita em folha suplementar no próximo dia 12 de abril. O compromisso, assumido pelo secretário de Administração, Reginaldo Paiva, foi devidamente registrado por meio de ofício assinado pelo gestor (ver reprodução do ofício abaixo). A data do ofício foi corrigida de 12/03 para 12/04/2017.
Também no dia 12 de abril será aberta a mesa de negociação entre o Sispec e a Prefeitura dentro da campanha salarial 2017 da categoria, quando teremos oportunidade de discutir ponto a ponto a pauta de reivindicações encaminhada à Administração. 

Secretário Reginaldo Paiva assinou ofício comunicando pagamento em folha suplementar




quarta-feira, 22 de março de 2017

CATEGORIA REALIZOU ATO DE PROTESTO NO PÁTIO DA PREFEITURA

Sob a coordenação do Sispec, os professores e professoras municipais de Camaçari realizaram um ato de protesto na manhã dessa quarta-feira, 22/03, no pátio da Prefeitura. A manifestação foi aprovada na assembleia da última terça-feira, no Sindticcc.
Com carro de som e apitaço, os docentes mostraram a sua indignação contra a falta de esclarecimentos sobre a cobrança do imposto de renda no terço de férias, e a devolução dos valores. A mobilização acabou provocando uma reunião na Segov entre a diretoria do sindicato e representantes da Prefeitura, que foi posteriormente adiada para amanhã, na parte da manhã.
O professor Jorge Freitas, presidente da entidade, enfatizou a necessidade de garantir, por meio de documentos, que os valores descontados sejam ressarcidos na folha do dia 30 de março, sem qualquer desconto ou ônus para a categoria.
Nessa quinta-feira, 23/03, à 14 horas, será realizada nova assembleia no Sindticcc. Os professores e professoras estão convocados a marcar presença.





CÂMARA MUNICIPAL APROVOU MOÇÃO DE REPÚDIO À PEC 287

Respaldando os protestos em nível nacional, os vereadores de Camaçari elaboraram no dia 10/03 uma Moção de Repúdio à PEC 287, da reforma da Previdência. No dia 14/03, durante a participação do Sispec e dos professores e professoras municipais na sessão da Câmara, os parlamentares foram conclamados e aprovaram por unanimidade a Moção. Essa postura positiva dos parlamentares da cidade merece registro, inclusive a do presidente da Casa, Oziel dos Santos Araújo, e da Comissão de Educação, pela receptividade e disponibilidade às propostas encampadas pelo sindicato e pela categoria.
Abaixo reprodução da Moção de Repúdio aprovada pela Câmara Municipal.




terça-feira, 21 de março de 2017

ASSEMBLEIA E ATO PÚBLICO NESSA QUARTA-FEIRA, 22/03, A PARTIR DAS 9H, NO PÁTIO DA PMC

Na assembleia realizada na tarde dessa terça-feira, no Sindticcc, os professores e professoras municipais de Camaçari decidiram pela realização de nova assembleia, com ato público, nessa quarta-feira, 22/03, a partir das 9h, no pátio da PMC.
A categoria continua mobilizada na campanha salarial 2017 e contra a reforma da Previdência. O Sispec vai cobrar da Administração um documento garantindo a devolução, na folha salarial de março, dos valores descontados de Imposto de Renda, conforme acertado em reunião, além da abertura da mesa de negociação da campanha salarial.
Por conta da assembleia e do ato programados, não haverá aula no turno matutino nessa quarta-feira. As aulas acontecerão normalmente nos turnos vespertino e noturno. Na quinta-feira, 23/03, teremos assembleia no período da tarde, em local a ser confirmado. 
O Sispec convoca a categoria a participar da assembleia e fortalecer a nossa luta.







segunda-feira, 20 de março de 2017


AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE REFORMA DA PREVIDÊNCIA LOTOU PLENÁRIO DA CÂMARA MUNICIPAL

O plenário da Câmara Municipal de Camaçari ficou pequeno para o público que compareceu à audiência pública sobre a Reforma da Previdência, na manhã dessa segunda-feira, 20 de março. O evento foi fruto da intervenção do Sispec e dos professores e professoras junto aos parlamentares no último dia 14/03. Além de aprovar uma Moção de Repúdio à PEC 287, os vereadores também agendaram a audiência pública.
No início da audiência, a palavra foi da Dra. Ana Isabel Jordão, especialista em direito previdenciário, que não poupou críticas ao projeto do governo Temer, que extingue ou reduz direitos essenciais da classe trabalhadora, de maneira autocrática, sem abrir um amplo debate com os setores envolvidos e com a sociedade em geral. Os vereadores também reafirmaram a sua posição contrária aos projetos que derrubam conquistas trabalhistas e alteram as regras da aposentadoria.
O presidente do Sispec, Jorge Freitas, fez um balanço da atuação dos governos de FHC a Temer em relação à Previdência Social. Por meio de slides contendo dados e números, Freitas mostrou que a Previdência Social não é deficitária, fazendo também referência à enorme dívida das empresas junto à Previdência, que chega a R$ 426 bilhões, referentes a valores que não são repassados ao INSS pelas empresas. 
A audiência pública contribuiu para esclarecer vários pontos sobre a famigerada PEC 287, abrindo mais um canal de discussão para a população de Camaçari.

Freitas foi bastante aplaudido durante palestra na audiência pública




















































Confira vídeo com parte da audiência pública na Câmara Municipal