Postagem em destaque

quarta-feira, 25 de março de 2020

PROTEJA-SE DO COVID-19!


NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em um momento de intensos ataques à classe trabalhadora e aos sindicatos, quando há um grande debate nacional em busca da unidade sindical e da compreensão de que trabalhadores e trabalhadoras de todo o país precisam exercer o princípio da solidariedade sindical, e que as disputas precisam ficar para trás pois só irão favorecer o patrão, infelizmente, na contramão do que vem sendo discutido nacionalmente, nos últimos dias tem circulado nas redes sociais cards e convites de uma certa “associação de profissionais de educação” convidando para filiação, com o único objetivo de enfraquecer, fragmentar e desestabilizar tanto a categoria quanto o Sispec. 
É importante lembrar que o princípio da unicidade sindical não permite mais de um sindicato na mesma base, como afirma o que está no artigo 8º da Constituição: 

Art. , inciso II da Constituição de 1988: 

É livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte: II – é vedada a criação de mais de uma organização sindical, em qualquer grau, representativa de categoria profissional ou econômica, na mesma base territorial, que será definida pelos trabalhadores ou empregadores interessados, não podendo ser inferior à área de um Município; 

Isso significa que a entidade que possui a carta sindical tem legitimidade para representar legalmente, seja nas negociações coletivas, seja em questões judiciais. No caso dos profissionais do magistério de Camaçari, é o Sispec, e dos outros profissionais em educação é o Sindsec. 
Insatisfações e descontentamentos são normais, mas as coisas não funcionam dessa forma, não basta alguém perder a eleição e, insatisfeito com a derrota, tentar induzir a categoria a acreditar que uma associação é representação sindical. Isso não é verdade. Associações são permitidas em qualquer espaço, porém não têm legitimidade para representar uma categoria. É lamentável que em um momento tão delicado da população brasileira, onde todos e todas vêm somando esforços para vencer a pandemia do covid-19, pessoas (por vaidade e com intuito de causar pânico) tentem deslegitimar a direção do sindicato e se coloquem nessa posição de divisão, de dispersão, de enfraquecimento da luta. 
Essas ações partem de quem não tem noção de coletividade e só está focado em seus interesses pessoais, nunca coletivos. Disputas existem em todo e qualquer espaço, mas até nas disputas deve haver alguns princípios, não agindo em momentos de fragilidade e vulnerabilidade. É preciso resistir ao revanchismo, é preciso praticar a tolerância com as diferenças. Não podemos tolerar pretensões individuais nem oportunismo e espetacularização, pois isso só nos enfraquece e nos deixa confusos. Nosso inimigo é o patrão, e alguns dos idealizadores dessa associação estão junto com esse patrão. 
O Sispec, que é o nosso representante legal, está alerta a todos os acontecimentos, inclusive acompanhando as ações que estão acontecendo em outros estados e municípios relacionadas a questões salariais, mantendo contato permanente com a CNTE, que tem buscado unificar todas as ações. No mais, queremos pedir aos professores e professoras municipais que não acreditem em tudo que alguns divulgam como verdadeiro. 
Neste momento tenso e complicado, é melhor fazer coisas produtivas, ler publicações prazerosas, assistir bons filmes e programas, aproveitar o convívio com a família, cozinhar (para quem gosta), dançar (mesmo que sozinho∕a), ou então não fazer nada. Lembrar que, por mais preocupação que tenhamos com as questões pedagógicas, agora o mais importante é a preservação da vida. Ah! Aproveite e leia as edições do Diário Oficial com a suspensão das aulas e com a suspensão de outros serviços. Lá não consta nada de corte de salários, consta antecipação de férias, para a qual o Sispec imediatamente enviou ofício. 

Leia as edições do Diário Oficial de Camaçari nos links abaixo:

Edição1372        Edição 1376          Edição 1377