Postagem em destaque

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

SISPEC ENCAMINHARÁ OFÍCIO SOBRE 13º APÓS RECESSO DO MP

Na manhã dessa sexta-feira, 21/12, compareceram ao Ministério Público as diretoras do Sispec Andréa Tavares (diretoria financeira) e Nildete (Assuntos Sindicais) para encaminhar o ofício referente ao descumprimento da data do pagamento da segunda parcela do 13º salário dos professores e professoras da rede municipal de Camaçari. Porém isso não foi possível devido ao recesso do MP. No retorno das atividades, o Sispec tomará as devidas providências, obedecendo aos trâmites legais.


PALESTRA NA FACOM ABORDOU INFLUÊNCIA DAS FAKE NEWS


O Sispec se fez presente na Faculdade de Comunicação da Ufba, no Campus de Ondina, onde na manhã dessa sexta-feira, 21/12, foi realizada uma palestra sobre fake news. Os palestrantes foram o professor da Facom Wilson Gomes e o jornalista Bob Fernandes. Eles abordaram o tema evidenciando como as notícias falsas influenciam diretamente o cotidiano das pessoas, principalmente quando envolvem assuntos da política partidária.
O evento trouxe também para discussão a temática da influência da internet na produção da informação, as plataformas digitais e a sobrevivência do jornalismo de qualidade em meio ao turbilhão que é a fábrica de notícias produzidas em série, numa velocidade avassaladora, por conta do capitalismo selvagem.
Participaram do evento a presidente do Sispec, Márcia Novaes, e a diretora de Comunicação, Cássia Verena.



quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

NOTA SOBRE PAGAMENTO DO 13º

Em face da eventual possibilidade de ultrapassagem da data limite para pagamento da parcela do 13º, caberia tão somente ação judicial de cobrança de obrigação de pagar.
Mesmo assim, o Sispec encaminhará ofício ao Ministério Público do Estado (MP-BA) denunciando mais este descaso, uma vez que o sindicato tem ação pendente de julgamento tratando, justamente, de descumprimento do Município em matéria de remuneração.
O não cumprimento até às 23h59 desta quinta-feira (20/12) implicará na denúncia ao MP-BA.

Saudações sindicais;

Sispec 31 anos de Lutas!

SISPEC PARTICIPA DE SESSÃO ESPECIAL DE ENTREGA DE HONRARIAS

O Sispec esteve presente, nesta quarta-feira (19/12), na Sessão Especial para entrega de honrarias, na Câmara Municipal de Camaçari, tendo destaque a participação da presidenta da entidade, Márcia Novaes, diretores do sindicato, além de professores e professoras que têm um papel fundamental na transformação social, dentre os quais, as educadoras Berenice Santana, Kadja Grimaldi e Diana Cavalcante, bem como o sindicalista Carlos Itaparica.
Durante o evento, foram homenageadas personalidades com as medalhas Marquês de Abrantes, Desembargador Montenegro e Zumbi dos Palmares.







terça-feira, 18 de dezembro de 2018

CATEGORIA SE REÚNE PARA PRIMEIRA ASSEMBLEIA DA NOVA DIRETORIA

A categoria dos professores e professoras da rede pública municipal de Camaçari esteve reunida na manhã desta terça-feira (18/12) durante a primeira assembleia comandada pela nova diretoria, tendo como temática o plano de ação 2019.
Uma das iniciativas é propor a desvinculação da pauta de reivindicações da campanha em duas: sendo uma para tratar de forma específica sobre assuntos pedagógicos, a ser discutida com a Secretaria de Educação (Seduc), e outra com cláusulas financeiras. A pauta pedagógica será feita com base em um diagnóstico nas unidades de ensino, já a financeira, levará em conta um estudo a ser feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
Entre as ações apresentadas, está também à busca de celeridade para realização das eleições de gestores escolares; transparência nas contas com a confecção de balancetes trimestrais a serem entregues nas escolas; esforço para soluções jurídicas com formação de comissão; criação de coletivos de discussão: de aposentados; saúde; gestão escolar; comunicação; mulheres, gênero e diversidade; leis voltadas à educação e aos serviços públicos; leis que tratam sobre o ensino das culturas afro e indígena; além de coletivo de pais e mães.
O plano exposto pelo Sispec inclui um levantamento das prioridades dos aspectos físicos da sede sindical; requalificação da sede de praia; aproximação com outros sindicatos; projetos que promovam à cultura de paz; exposição de trabalhos de educadores e alunos; e publicação de artigos e poesias dos professores nos boletins.
O calendário letivo 2019 foi apresentado pela Seduc durante reunião na última sexta-feira (14) e as propostas de alterações serão discutidas em assembleia exclusiva a ser realizada na tarde do dia 09 de janeiro. Durante a plenária desta terça, foi ainda comunicado o envio de um ofício à Administração, na segunda-feira (17), solicitando esclarecimentos sobre o pagamento do 13º salário. Cada diretor dissertou sobre a pasta que assumiu e as pretensões de gerenciamento a respeito do que será desenvolvido.
Durante os informes, foi pontuado sobre a reforma administrativa do Governo do Estado, o arquivamento no Congresso do projeto apelidado de “Escola Sem Partido”, lançamento de uma federação com representantes sindicais de diversos municípios, e luta para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) permanente.
Após a plenária, os servidores e servidoras do magistério seguiram para a Câmara Municipal para protestar contra a votação pelos vereadores de matéria para criação de 236 cargos comissionados na Prefeitura, fato que o Sispec considera vergonhoso, tendo em vista que há dois anos a gestão municipal deixa os servidores e servidoras do magistério sem reajuste, além de não cumprir calendário de 13°.





SISPEC DESEJA A TODOS BOAS FESTAS E FELIZ 2019


COMUNICADO: RECESSO SINDICAL ATÉ 02 DE JANEIRO

O Sispec comunica aos servidores e servidoras do magistério da rede pública municipal de Camaçari que, em função do recesso de fim de ano da categoria, as atividades sindicais estarão suspensas entre os dias 22 de dezembro de 2018 e 02 de janeiro de 2019.
Desejamos a todas e todos boas festas!