Postagem em destaque

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

REUNIÃO COM GESTORES/AS ADIADA PARA DIA 31/10

A diretoria do Sispec comunica aos gestores e gestoras escolares eleitos, e integrantes da comissão da reforma da Lei 1177/2011, que a reunião agendada para esta quinta-feira foi adiada para a próxima  segunda-feira, 31/10, no mesmo  horário e local.

CATEGORIA APROVA ADESÃO À GREVE DE 11/11/2016


Na assembleia realizada na tarde dessa terça-feira, 25/10, no Sindticcc, os professores e professoras da rede municipal de Camaçari deliberaram pela adesão à GREVE GERAL organizada pela CUT, marcada para o próximo dia 11 de novembro, em protesto contra os ataques do governo aos direitos trabalhistas e garantias constitucionais e a reforma da Previdência.
Além desse ponto de pauta, foram discutidas outras questões e aprovados os seguintes encaminhamentos:
* Distribuição de carta de repúdio às recentes medidas do governo, com panfletagem nas escolas visando esclarecer toda a comunidade escolar.
* Avaliar a melhor forma jurídica para o cumprimento da Lei 1177/2011 (eleições diretas para gestores escolares).
* Devolução de eventual desconto de falta por adesão à greve.
A diretoria do Sispec também passou informações sobre a situação atual da ação que corre na Justiça. Uma nova assembleia será convocada e agendada para antes do dia 11/11, com a participação de convidados, com o objetivo de discutir a conjuntura política, a PEC 241 e a proposta do governo para reforma do ensino médio.




APÓS REUNIÃO COM COORDENADORES, SISPEC ENVIA OFÍCIO AO MP

O Sispec reuniu-se com os coordenadores pedagógicos na manhã dessa terça-feira, 25/10, na Cidade do Saber, para discutir questões de interesse desses profissionais.
Durante o encontro ficou decidido encaminhar ofício ao Ministério Público, o que foi feito logo em seguida pelo Sispec.

























segunda-feira, 24 de outubro de 2016

SISPEC CONVOCA REUNIÃO COM GESTORES/RAS ELEITOS



ATENÇÃO, COORDENADORES/AS PEDAGÓGICOS













BANDIDOS ARROMBAM SEDE DE PRAIA DO SISPEC E ROUBAM VÁRIOS OBJETOS

A sede de praia do Sispec, em Arembepe, foi arrombada por delinquentes na madrugada da última sexta-feira. Os ladrões levaram eletrodomésticos e diversos objetos, provocando um prejuízo estimado em, pelo menos, R$ 5 mil. A diretoria do sindicato registrou o BO na delegacia e cobrou providências das autoridades. A polícia já deu início às investigações e tem suspeitos. É sabido que esse tipo de ocorrência se tornou comum na localidade, infelizmente.
Por conta dessa situação, todas as atividades programadas e as reservas para uso da sede de praia estão suspensas até o fim de novembro de 2016, com possibilidade de renovação. Lamentamos o ocorrido e contamos com a compreensão dos professores e professoras.





AULÃO DO ENEM ACONTECEU NA CIDADE DO SABER

No último domingo, dia 23/10, o teatro da Cidade do Saber foi palco do segundo Aulão do Enem, com a participação de quase 600 estudantes do ensino médio que buscam fortalecer sua preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcadas para os dias 5 e 6 de novembro de 2016.
O aulão começou às 8h da manhã, e teve o apoio da Exatas Pré-Vestibular, da Camaçari FM e da imprensa camaçariense, além da administração da Cidade do Saber. Cada estudante presente fez a doação de 1 kg de alimento não perecível, cuja arrecadação será destinada a instituições filantrópicas. 
O Sispec parabeniza os professores Alex Freitas, Ricardo, Nilda, Lucas, Luiz Macedo, Gersonil, Michele, Larissa, Edson e toda equipe de profissionais da Exatas. O professor Josemiran Marques, diretor do Sispec, prestigiou o evento. 




domingo, 23 de outubro de 2016

SOBRE ELEIÇÃO DIRETA E MANDATO DE GESTORES/AS ESCOLARES

Muitos gestores e gestoras escolares da rede pública municipal de Camaçari estão receosos quanto à sua situação quando o prefeito eleito assumir a gestão do município em janeiro próximo. De antemão, a diretoria do Sispec chama a atenção para a existência da Lei 1177/2011, que estabelece a eleição direta para gestores/as escolares em Camaçari. A lei foi uma bandeira de luta do Sispec durante mais de duas décadas, conquistada após um longo processo de negociação com a prefeitura.
A Lei 1177/2011 está em plena vigência, portanto o prefeito deve obediência ao que a mesma determina, inclusive quanto à duração do mandato desses gestores ou gestoras escolares. Ou seja, a temporalidade do mandato está vinculada ao período determinado em lei, e o prefeito não poderá alterar isso arbitrariamente. Isso só será legal no caso daqueles indicados, que poderão ter seu mandato abreviado pelo Executivo. A indicação ou exoneração, nesse caso, não está sob a tutela das prerrogativas sindicais. Qualquer mudança na forma de acesso à gestão escolar terá que ser por meio de projeto de lei enviado para apreciação da Câmara de Vereadores.
O Sispec já participou de reuniões com a Seduc para tratar dessa pauta, e vai continuar acompanhando toda e qualquer movimentação da próxima Administração para que as conquistas da categoria sejam respeitadas.

SISPEC PRESENTE A ENCONTRO DE MULHERES DA CUT-BA

A diretoria do Sispec marcou presença no Encontro de Mulheres da CUT-BA, que aconteceu no dia 21/10, sexta-feira, em Feira de Santana. O tema do evento foi "Mulheres do Campo e da Cidade: com Saúde e Igualdade". Na pauta de discussões, vários pontos de interesse das mulheres trabalhadoras do campo e da cidade, sob a ótica da luta pela igualdade e pela saúde.
O encontro contou com a participação da coordenadora da Rede de Atenção à Volência contra a Mulher, Sandra Muniz, que relatou sua experiência com o câncer de mama e abordou os direitos das mulheres e o absurdo da violência doméstica. Representando o Sispec, a secretária geral e diretora da CUT Márcia Novaes e a diretora de base Nildete Correia.
Cerca de 300 mulheres estiveram presentes ao evento, mostrando que estão dispostas a lutar por seu espaço. Na pauta de discussões foi incluída a famigerada PEC 241, que pretende congelar investimentos públicos por 20 anos, atingindo fortemente a educação e a saúde. As mulheres demonstraram que, quando se unem, fazem acontecer, por isso precisamos gritar: nenhum direito a menos! 
Na mesma data a CUT comemorou os 30 anos de políticas para mulheres da central no Brasil, além de chamar a atenção para a mobilização rumo à greve geral agendada para dia 11 de novembro.