Postagem em destaque

sexta-feira, 3 de março de 2017

EVENTO DA JORNADA DEBATEU CONSELHOS MUNICIPAIS

Na manhã dessa sexta-feira, 03/03, os diretores do Sispec Marcelo e Marques participaram da reunião dos conselhos municipais de educação, que aconteceu no Plaza Hotel. O encontro faz parte da Jornada Pedagógica 2017 e teve como tema “Conselhos Municipais em Debate”.
A palestrante Jeolice Braga destacou a importância dos conselhos de educação na busca de educação pública de qualidade e no fortalecimento das instituições de ensino público. Ela ressaltou, ainda, que os conselheiros têm importante compromisso e devem se dedicar na sua atuação nos conselhos de forma ética, apolítica e com muito empenho e afinco.
Diretores Marques e Marcelo participaram de debate sobre conselhos municipais

quinta-feira, 2 de março de 2017

SISPEC PARTICIPOU ATIVAMENTE DA JORNADA PEDAGÓGICA 2017

A programação da Jornada Pedagógica 2017 de Camaçari teve início na manhã dessa quinta-feira, 02/03, com evento de abertura que aconteceu na sala de cinema do Boulevard Shopping. Estavam presentes o prefeito Antonio Elinaldo e a secretária de Educação Neurilene Martins, além de outras autoridades. O professor Jorge Freitas, presidente do Sispec, também participou apresentando o posicionamento do sindicato em relação ao tema educação pública e sua importância para a comunidade (ver boxe em destaque).
A edição deste ano da Jornada foi alvo de polêmicas nas redes sociais desde o anúncio de sua programação pela Seduc. Vários professores e professoras usaram as mídias digitais para manifestar sua indignação e condenar a logística adotada pela Administração, que distribuiu os eventos em diferentes espaços da cidade (Boulevar Shopping, Câmara dos Vereadores, Casa do Trabalho, unidades escolares, etc). Segundo alguns docentes, isso seria uma estratégia visando a dispersão ou desagregação da categoria no momento de abertura do ano letivo em Camaçari, quebrando a tradição de unificação praticada em edições anteriores.
A justificativa da Seduc foi a impossibilidade de usar o maior espaço de Camaçari, a Cidade do Saber, interditada por decisão judicial. O Sispec espera que, em 2018, os gestores da cidade organizem uma Jornada Pedagógica que contemple a participação de todo o corpo docente da rede pública municipal num evento único e agregador.



PRESIDENTE DO SISPEC COBROU
MUDANÇAS E COMPROMISSO


Em sua fala na abertura da Jornada Pedagógica, o presidente do Sispec, Jorge Freitas, chamou a atenção para a necessidade de a gestão traçar metas para alcançar uma educação pública cada vez melhor e propôs, inclusive, a criação de um “Observatório da Educação”. Segundo o dirigente, a educação não deve ser compromisso apenas da Seduc, mas de todas as secretarias.
Freitas defendeu a imediata implementação do acesso à internet em todas as escolas e a disponibilização de tablets/netbooks para todos os professores. E cobrou, ainda, o cumprimento do Plano Municipal de Educação, o aperfeiçoamento do Plano de Carreira da categoria e mudanças nas regras das eleições para gestores escolares. (Confira na TV Sispec o vídeo com a fala de Jorge Freitas). 
A diretoria do Sispec também marcou presença em outros espaços, participando ativamente da programação no auditório da Casa do Trabalho, Teatro Alberto Martins e Câmara Municipal.


TV Sispec mostra fala de Freitas na Jornada