Postagem em destaque

sábado, 9 de novembro de 2019

LULA LIVRE!

O dia 8 de novembro de 2019, data da libertação de Luís Inácio Lula da Silva, entra para a história política brasileira como um marco na luta pela democracia, pela Justiça e pela afirmação do estado democrático de direito. 
Lula ficou 580 dias aprisionado na carceragem da Polícia Federal em Curitiba (PR), após um julgamento político de cartas marcadas e manchado de irregularidades, que produziu uma condenação sem provas e, portanto, sem crime. 
Em todo esse tempo, um sentimento de indignação tomou conta da maioria da população brasileira e da comunidade internacional, um grito preso na garganta que finalmente ecoou a plenos pulmões nesta sexta-feira, 8 de novembro: LULA LIVRE! 
Para além da questão político-partidária, a liberdade de Lula significa: 
- Luta intransigente pela democracia; 
- Defesa das garantias sociais e individuais da Constituição; 
- Afirmação do Estado Democrático de Direito; 
- Justiça independente e imparcial. 
Liberdade para Lula deixou de ser um clamor popular para se tornar um caminho aberto para que o Brasil reencontre seu caminho e reescreva a sua história. LULA LIVRE!


quarta-feira, 6 de novembro de 2019

CUMPRINDO DECISÃO JUDICIAL, SISPEC SUSPENDE ASSEMBLEIAS

Desde o início da gestão Elinaldo, em 2017, a categoria dos professores e professoras da rede municipal de Camaçari vem sofrendo diversos ataques. Nos anos de 2017 e 2018 amargamos ZERO de reajuste salarial, e em 2019 não houve qualquer possibilidade de a categoria opinar sobre o cumprimento da pauta financeira, que havia sido entregue em abril aos gestores do município. 
Estamos sofrendo um verdadeiro achatamento salarial, além de sermos alvo de arbitrariedades e perseguições por parte de uma administração que se notabiliza pelo desrespeito ao plano de cargos e salários e pelo descumprimento da lei de eleições diretas para gestoras e gestores escolares, optando por indicar seus apadrinhados (geralmente pessoas indicadas por vereadores e vereadoras), assim como não cumpre o Plano Municipal de Educação. Apesar de desconsiderar a lei, se utiliza da mesma para inibir e coagir o movimento dos professores e professoras, se utilizando de justificativas inverídicas e tentando ludibriar a população divulgando sua "preocupação" com alunos e alunas da rede municipal de Camaçari. Sabemos todos, no entanto, que vários direitos são negados ao alunado de Camaçari. 
Na tarde dessa terça-feira, 05/11, a categoria realizou assembleia e foi comunicada pela direção do sindicato que as assembleias serão suspensas, atendendo a decisão judicial. Mas não vamos esmorecer nem recuar, buscaremos novos instrumentos de luta, inclusive para conscientizar pais e mães de alunos, e a população em geral, sobre a verdadeira situação da educação em Camaçari. Vamos mostrar a Camaçari real, aquela que a propaganda enganosa de Elinaldo tenta esconder.  
Somos professoras e professores, e como tal exigimos respeito e também que a administração municipal se utilize da verdade. Uma liminar da Justiça poderá até suspender nossas assembleias, mas não calará nossa voz nem irá nos enfraquecer. Nosso principal instrumento de luta é a educação, e esta está em nossas mãos.