Postagem em destaque

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

GOVERNO RETIRA DE PAUTA REFORMA DA PREVIDÊNCIA E CENTRAIS SINDICAIS SUSPENDEM GREVE GERAL DO DIA 05/12

O governo Temer recuou e decidiu retirar da pauta da Câmara dos Deputados a votação sobre a reforma da Previdência, prevista para o próximo dia 6 de dezembro. Na verdade, o governo não tem votos suficientes para aprovar a proposta, e sentiu a pressão da Greve Nacional marcada para o dia 5 de dezembro. Diante disso, as centrais sindicais CUT, Força Sindical, UGT, CTB, Nova Central e CSB decidiram suspender a paralisação. 
A greve contra a reforma foi convocada para impedir um dos maiores retrocessos nas conquistas sociais da classe trabalhadora. A luta, no entanto, prossegue e a mobilização continua em todo o país, pois está na agenda de Temer e de sua base aliada o desmonte da Previdência Social, assim como vem ocorrendo com as leis trabalhistas.
Os trabalhadores e trabalhadoras em educação estão entre as categorias mais impactadas com as mudanças propostas, daí a importância de se manter de prontidão para não permitir mais esse golpe contra os direitos constitucionais. Nesse sentido, o dia 5 de dezembro será marcado por atos e manifestações em todo o Brasil e servirá para reforçar a conscientização da população sobre os enormes prejuízos que advirão com a reforma da Previdência. 
O recado dado pelas centrais é o seguinte: “Se marcar a votação, o Brasil vai parar!”.
Leia mais neste link.





quinta-feira, 30 de novembro de 2017

PROFESSORAS E PROFESSORES APROVAM ADESÃO À PARALISAÇÃO DA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA

Os professores e professoras da rede pública municipal de Camaçari aprovaram a adesão à paralisação da próxima terça-feira (05/12), como forma de posicionar-se contra a Reforma da Previdência, e realização de nova assembleia na quinta-feira (07), às 8h, com grande ato de protesto até a Secretaria de Governo (Segov) para denunciar as pendência da pauta de negociação 2017. As deliberações foram encaminhadas pela categoria durante plenária na tarde desta quinta-feira (30/11), no auditório professora Maria da Paixão, na sede do Sispec.
A atividade foi aberta com informes da diretoria sobre a reunião entre o sindicato e a Procuradoria Geral do Município referente aos docentes em licença. O presidente Jorge Freitas ressaltou a necessidade dos pagamentos das horas excedentes no mês de janeiro e para os professores em unidades de difícil acesso. Freitas ainda explanou sobre os prejuízos que a reforma previdenciária trará para a categoria e demais trabalhadores e trabalhadoras.
Durante a assembleia, foi destacado pela diretoria sindical o empenho do Sispec para resolução dos impasses, através do envio de diversos ofícios e idas às secretarias municipais, e a dificuldade de avanço por conta da falta de respostas e cumprimento por parte do governo. O Sispec acrescentou ainda que a direção está acompanhando as demandas da categoria comparecendo em escolas, como a Caminho do Mar e Senhor dos Passos.
Também foi informado sobre a campanha Saber Amar, lançada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que trata da violência nas escolas; a Conferência Municipal de Educação, para a qual estão previstos oito eixos temáticos; realização de audiência pública com o debate do Plano Plurianual (PPA) e da Lei Orçamentária, sendo pontuado que o orçamento previsto para a educação em 2018 é de R$ 232 milhões. 
A categoria citou durante as falas sobre questões como enquadramento e promoções, falta de segurança nas unidades escolares e falta de materiais didáticos.








terça-feira, 28 de novembro de 2017

PRÊMIO DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO 2017 TEM ESCOLAS DE CAMAÇARI COMO DESTAQUES

Foto: Ascom PMC
Cinco escolas da rede pública municipal de Camaçari foram destaques no Prêmio de Incentivo à Educação 2017, cuja cerimônia de premiação aconteceu no dia 21 de novembro, no Teatro Cidade do Saber. O prêmio de R$ 10 mil, a ser revertido em materiais, ficou com as escolas Experimental Professora Marina Tavares Cardoso e Parque Florestal.
Ao todo, 10 unidades de Camaçari e Dias d’Ávila foram selecionadas para a etapa final e tiveram os projetos implementados durante o ano letivo, com o envolvimento de estudantes, professores e professoras e comunidade escolar. Todas elas integrarão uma publicação que contemplará os projetos realizados e os resultados, a ser divulgada em toda a rede.
O Prêmio de Incentivo à Educação busca contribuir para a melhoria do desempenho dos alunos das escolas públicas municipais nas áreas de leitura, oralidade e escrita. A iniciativa é promovida pelo Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (COFIC), em parceria com as secretarias municipais de Educação de Camaçari e Dias d’Ávila.
A comissão que acompanhou o desenvolvimento dos projetos nas unidades foi composta pelos educadores Marieni Almeida, Rutildes Moreira da Fonseca, Ana Fernanda e Jorge Amaral. 

ESCOLAS SELECIONADAS – CAMAÇARI

Escola Experimental Professora Marina Tavares Cardoso
Tema: Fortalecer Identidades: cada um do seu jeito, cada jeito é de um

Escola Municipal Parque Florestal
Tema: Biblioteca: Asas de Papel – Viagens, sonhos e conhecimentos

Centro Educacional Reitor Edgard Santos
Tema: Gêneros Textuais: lendo o mundo para escrever a vida

Escola Municipal Denise Tavares
Tema: Sol, Raízes e Asas

Escola Municipal Eustáquio Alves de Santana
Tema: Curta Parafuso: registrando a cultura em 5 minutos

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

ASSEMBLEIA ACONTECE NESTA QUINTA-FEIRA

O Sispec convoca todos os professores e professoras da rede pública municipal de Camaçari para participar de assembleia que acontece nesta quinta-feira (30/11), às 14h, no auditório professora Maria da Paixão, na sede da entidade.
A plenária terá como pauta a paralisação do dia 5 de dezembro e a construção da pauta de reivindicações 2018 da categoria.


SISPEC COBRA AO GOVERNO RESPOSTA À PAUTA DE REIVINDICAÇÕES

O Sispec enviou ofícios à Secretaria de Educação e à Procuradoria Geral do Município cobrando respostas aos assuntos pendentes da Pauta de Reivindicações de 2017 da categoria, além do pagamento das Gratificações de Estímulo ao Aperfeiçoamento e reposição de aulas por professores e professoras em licença. O documento foi encaminhado na última quarta-feira (22/11).