Postagem em destaque

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

EM ASSEMBLEIA, CATEGORIA DISCUTE CALENDÁRIO DE REPOSIÇÃO DAS AULAS

Os professores e professoras da rede pública municipal de Camaçari realizaram assembleia na tarde desta sexta-feira (22/09), no Sindticcc, quando esteve em pauta o calendário de reposição das aulas para o ano letivo de 2017.
Na proposta apresentada e aprovada pela categoria, as aulas percorreriam apenas com um sábado letivo – a fim da retirada do dia 2 de janeiro de 2018, com o final das aulas em fevereiro, Conselho de Classe Final no dia 1º de março, divulgação do resultado final no dia 2 e entrega de resultados à Coordenação de Ensino e Aprendizagem (Ceap), Secretaria de Educação (Seduc) e Prefeitura no dia 5. Foram feitas pelos presentes algumas sugestões de calendário, que serão enviadas para avaliação em reunião com a Seduc.
Os docentes também aprovaram uma moção de repúdio ao juiz federal Waldemar Cláudio de Carvalho, que autorizou, através de liminar, a legalidade de psicólogos oferecerem terapia de reversão sexual, popularmente nominada "cura gay". Ainda foi deliberada moção de apoio aos trabalhadores dos Correios, que estão em greve na luta contra a precarização do serviço e a privatização.
A plenária foi aberta com a fala do presidente do Sispec, Jorge Freitas, que informou sobre a participação do Sindicato na reunião do Conselho Nacional de Entidades da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), nos dias 14 e 15, em Brasília, explanando sobre a dificuldade na conjuntura para os educadores em todo o Brasil.
Também foi pontuado sobre a adesão de 1.227 professores e professoras à greve na rede municipal de Camaçari, o que representa a força que o movimento obteve; ofício enviado ao Ministério Público para pactuação do Termo de Ajuste de Conduta (TAC); plano de saúde para os servidores; projetos de leis federais que prejudicam os trabalhadores, como de exoneração do servidor, certificação de professores e criação do Conselho Federal de Pedagogia; e a aprovação do Projeto de Lei 916/2017 pelos vereadores na última terça-feira (19), modificando o artigo 52 da Lei 873/2008, deixando uma lacuna na data-base da categoria e reajuste linear na tabela de vencimentos.
Durante a assembleia, foi também comunicado sobre o anúncio do Ministério da Educação da previsão de reajuste de 4,93% para o Piso Nacional em 2018; possibilidade de alteração da estabilidade econômica dos servidores; repasse de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); e sobre o abaixo-assinado realizado pelas centrais sindicais para revogação da reforma trabalhista, que deve ser levado pelo Sispec às escolas.
A plenária desta sexta-feira também contou com a presença do advogado do Sindicato, Ricardo Ribeiro, que explanou sobre a conjuntura jurídica nacional e sobre as questões legais referentes à campanha salarial 2017.







quinta-feira, 21 de setembro de 2017

APROVAÇÃO DE PROJETO QUE ALTERA DATA-BASE DE PROFESSORES/AS REPERCUTE NA MÍDIA

A aprovação pelos vereadores do Projeto de Lei 916/2017, que altera a data-base dos professores e professoras da rede pública municipal de Camaçari, na última terça-feira (19/09), e o enfrentamento do Sispec e da categoria contra a votação, repercutiu na mídia.
Sites de informação de Camaçari e Região Metropolitana destacaram a notícia da aprovação, assim como matéria publicada no blog do Sindicato na quarta-feira (20) sobre a pauta.


Confira nos links:




quarta-feira, 20 de setembro de 2017

CÂMARA APROVA PROJETO QUE ALTERA DATA-BASE DA CATEGORIA

Mesmo com o enfrentamento do Sispec e dos professores e professoras da rede pública municipal de Camaçari que compareceram na terça-feira (19/09) na plenária da sessão na Câmara Municipal, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 916/2017, que altera a data-base da categoria.
Encaminhado pela Prefeitura, o projeto já havia sido aprovado em primeira votação no dia 12 de setembro, após o Sindicato ter conseguido suspender a votação através de ofícios por duas vezes. O texto modifica o artigo 52 da Lei 873/2008, deixando uma lacuna no que se refere à data-base dos servidores e reajuste linear na tabela de vencimentos.
O Sispec solicitou ao presidente da Câmara Municipal, vereador Oziel Araújo (PSDB), através de documento, a cópia dos pareceres das Comissões da casa legislativa sobre o projeto.


terça-feira, 19 de setembro de 2017

ASSEMBLEIA NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA

O Sispec convoca todos os professores e professoras da rede pública municipal de Camaçari para participar de assembleia na próxima sexta-feira (22/09), às 14h, no auditório do Sindticcc. Na oportunidade, estará em pauta a campanha salarial 2017. 
Toda a categoria está convocada.


segunda-feira, 18 de setembro de 2017

SISPEC CONVOCA CATEGORIA PARA SESSÃO DA CÂMARA NESTA TERÇA-FEIRA

O Sispec convoca os professores e professoras da rede pública municipal de Camaçari que estiverem disponíveis para participar, nesta terça-feira (19/09), da sessão na plenária da Câmara Municipal de Camaçari, a partir das 9h. Na oportunidade, acontecerá a segunda votação do Projeto de Lei que altera a data-base da categoria.
O projeto encaminhado pela Prefeitura modifica a Lei 873/2008, deixando uma lacuna no que se refere à data-base dos servidores, adiando do mês de janeiro para maio. A proposta já havia sido aprovada em primeira votação pelos vereadores no dia 12 de setembro, após o Sindicato ter conseguido através de ofícios suspender a votação por duas vezes na tentativa de que o texto fosse alterado.
Com a primeira votação, os parlamentares demonstraram a falta de compromisso e desrespeito com os professores e professoras. Por isso, reiteramos a importância do comparecimento dos educadores que estejam em horário livre à sessão desta terça-feira para fortalecimento da luta da categoria


PRESIDENTE DO SISPEC PARTICIPA DE REUNIÃO DO CONSELHO NACIONAL DE ENTIDADES DA CNTE

O presidente do Sispec, Jorge Freitas, participou nesta quinta e sexta-feira (14 e 15/09) da reunião do Conselho Nacional de Entidades (CNE) da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), realizada em Brasília. O encontro reuniu integrantes de 51 entidades que representam educadores no Brasil para analisar, encaminhar e deliberar sobre pautas, ações e mobilizações a serem implementadas ao longo do ano. 
Durante a reunião, foi debatido o fortalecimento das lutas contra as reformas e projetos de lei que atingem os trabalhadores e trabalhadoras, traçando estratégias para serem barradas. As entidades assumiram os compromissos de manter a unidade nas mobilizações, fortificar as ações locais, levando debates para as escolas e comunidade, e ainda de coletar assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular para revogação da nova legislação trabalhista, cujo objetivo é de 1,3 milhão de assinaturas.
Dentre as proposições parlamentares em tramitação no Congresso Nacional, são de interesse prioritário da educação a Proposta de Emenda à Constituição 287/2016 (Reforma da Previdência), Projeto de Lei do Senado 409/2016 (Reajuste do piso do magistério), Projeto de Lei do Senado 116/2017 (Exoneração de servidores públicos), Projeto de Lei 6.114/2009 (Certificação de Professores - ENAMEB), Projeto de lei 6847/2017 (Conselho Federal de Pedagogos), Projeto de Lei 7.420/2006 (Lei de Responsabilidade Educacional), Projeto de Lei 7.180/2014 (Lei da Mordaça - Escola Sem Partido) e Proposta de Emenda à Constituição 24/2017 (Fundeb permanente na Constituição).

--
Com informações da CNTE



(Foto: CNTE)