Postagem em destaque

sábado, 26 de setembro de 2020

NOSSO REPÚDIO À DECLARAÇÃO DE BRUNO BARRAL, SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE SALVADOR

“Quem tem interesse em fazer um curso de pedagogia, psicopedagogia e curso de licenciatura não são os melhores alunos. Os melhores alunos vão fazer medicina, jornalismo, direito, engenharia, jornalismo”. 
(Bruno Barral, secretário de Educação de Salvador, em entrevista a um veículo de comunicação) 
Essa declaração do secretário de Educação de Salvador, Bruno Barral, revela muita coisa. Além da visão distorcida sobre o papel dos educadores e educadoras, revela o preconceito arraigado contra uma categoria fundamental para o desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade. Não há progresso científico, vida social saudável e crescimento pessoal sem educação e sem o trabalho diuturno de homens e mulheres que escolheram essa profissão. 
O secretário Barral esquece que na base de formação de TODAS as profissões (e de TODOS os cursos que as formam) estão professores e professoras. Mesmo diante do óbvio, prefere reproduzir nos meios de comunicação o disparate de comparar profissões e colocar a educação num patamar inferior, mostrando seu menosprezo pela nossa categoria. 
Em vez disso, o secretário de Educação de Salvador deveria tentar administrar com mais competência os muitos problemas da rede municipal da capital, conforme denúncias frequentes da APLB Sindicato. 
Manifestamos de forma veemente o nosso repúdio a essa declaração do gestor municipal. Temos orgulho da nossa profissão e vamos continuar lutando pelo reconhecimento e pela merecida valorização da categoria.


segunda-feira, 21 de setembro de 2020

21 DE SETEMBRO, DIA NACIONAL DE LUTA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

21 de setembro é o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Seres humanos que, além de enfrentarem as dificuldades decorrentes de limitações físicas e/ou psíquicas, sofrem com o preconceito e a discriminação. Em respeito a todas essas pessoas, temos que fortalecer a luta por mais conscientização e por políticas públicas de inclusão e acessibilidade.