Postagem em destaque

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

SISPEC REALIZOU CONFERÊNCIA LIVRE DA EDUCAÇÃO

Na manhã dessa sexta-feira, 26/01, o Auditório Profa. Maria da Paixão, no Sispec, foi palco da Conferência Livre da Educação, que também serviu como pauta da assembleia da categoria. Os palestrantes convidados foram os professores Luís Valter de Lima, Jhonatas Monteiro e Alda Muniz Pêpe, que abordaram temas como Planos Decenais, SNE, valorização dos profissionais de educação, condições de trabalho e saúde, dentre outros. Os docentes levantaram várias questões relevantes sobre os eixos temáticos, e foram bastante aplaudidos durante suas falas
A conferência faz parte de uma programação definida em julho de 2017 pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), do qual a CNTE é integrante, com o objetivo de organizar e manter a mobilização em torno da defesa do Plano Nacional de Educação (PNE). 
Na avaliação da diretoria do Sispec, a conferência foi bastante oportuna e cumpriu a meta de colocar em debate o futuro da Educação.







quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

PROFESSOR TEM CARRO ROUBADO DENTRO DA ESCOLA MUNICIPAL DENISE TAVARES

Um professor da rede pública municipal de Camaçari teve o seu carro roubado nesta quarta-feira, 24/01, por volta das 9h, dentro da Escola Denise Tavares, localizada na Gleba B. Um casal não identificado entrou com facilidade na unidade escolar, aproveitando-se da ausência de vigilantes, dirigiu-se à sala de aula e anunciou o assalto. Isso, por si só, demonstra a vulnerabilidade das unidades escolares.
Mostrando uma arma de fogo na cintura, o delinquente exigiu que o professor e os estudantes ficassem em silêncio, levando celular, carteira de cédulas e as chaves do veículo, um Ecosport prata. Logo após tomar conhecimento do fato, diretores do Sispec foram até a Escola Denise Tavares prestar solidariedade à vítima, como também aos professores, gestores, alunos e funcionários da unidade, além de acompanhar o professor à delegacia para registrar a queixa-crime. O sindicato também colocou o seu departamento jurídico à disposição do docente.
A Polícia Militar esteve no local para colher informações que ajudem na identificação e na captura dos marginais. Por questões de segurança, não revelamos a identidade do professor vítima do roubo. 
O assalto gerou um clima de muita tensão e abalou psicologicamente toda a comunidade escolar, pois ações criminosas têm sido frequentes nas escolas públicas de Camaçari. A Escola Denise Tavares é apenas uma entre várias outras unidades de ensino da rede municipal que estão sem porteiros e vigilantes, expondo-as a situações desse tipo.
O Sispec já denunciou em várias oportunidades a precariedade da segurança no ambiente escolar e vem cobrando da Seduc e das autoridades policiais providências urgentes para evitar que alunos, professores e funcionários continuem sendo vítimas da violência. Um ofício foi encaminhado pelo Sispec à Seduc pedindo um posicionamento sobre a questão.


terça-feira, 23 de janeiro de 2018

CONFERÊNCIA LIVRE DA EDUCAÇÃO/ASSEMBLEIA: SEXTA-FEIRA, 8H, NO SISPEC

O Sispec realizará no próximo dia 26/01, sexta-feira, das 8h às 12h, a Conferência Livre da Educação, que acontecerá no Auditório Profa. Maria da Paixão, na sede do sindicato. A conferência debaterá temas relacionados à educação, como Planos Decenais, SNE, valorização dos profissionais de educação, condições de trabalho e saúde, dentre outros.
A categoria, desde já está convocada a comparecer e participar das discussões e encaminhamentos. A diretoria disponibilizará atestados de comparecimento.

Palestrantes e Temas

Professora Alda Muniz Pêpe - Bacharela em História Natural pela Universidade Federal da Bahia, Licenciada em História Natural pela Universidade Federal da Bahia e doutora em Psychopédagogie És Sciences de L' Education - Universite de Grenoble I (Scientifique Et Medicale - Joseph Fourier).
Eixo VII - Planos Decenais, SNE e valorização dos profissionais da educação: Formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde.

Professor Luiz Valter de Lima - Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia; Licenciado em Letras com Inglês, pela Universidade Católica de Salvador; Pós-graduado em Psicopedagogia da Educação pela Universidade Contemporânea (UNC); diretor financeiro da União Nacional dos Dirigentes Municipais em Educação (Undime). 
Eixo VIII - Planos decenais, SNE e financiamento da educação, gestão, transparência e controle social.

Professor Jhonatas Monteiro - bacharel em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e atua como professor no ensino médio da rede estadual baiana.
Eixo II - Planos Decenais, SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais.