Postagem em destaque

sexta-feira, 12 de março de 2021

PL 006/2021: DEMAGOGIA E IRRESPONSABILIDADE

O vereador Dílson Magalhães Júnior (PSDB) anunciou em suas redes sociais que apresentou o Projeto de Lei 006/21, em autoria conjunta com o vereador Júnior Borges (DEM), que torna serviço essencial as aulas presenciais nas redes pública e privada no município. O PL foi apresentado à Câmara Municipal de Camaçari nessa quinta-feira, 11/03.
O referido projeto é, no mínimo, bizarro, além de mostrar que os dois vereadores desconhecem o universo da educação. A rede municipal de Camaçari está com aulas remotas desde maio de 2020, com grande esforço e proatividade de professoras e professores em face das dificuldades
trazidas por essa nova realidade.
Transformar em serviço “essencial” as aulas presenciais é um mero exercício de retórica, pois a educação, por si só, é uma atividade essencial. Além de ser uma medida demagógica que revela IRRESPONSABILIDADE com a saúde de educadores, estudantes e de toda a comunidade. O retorno às aulas presenciais, como vem sendo amplamente discutido por profissionais da educação e da saúde, deve ser baseado em dados científicos, com todas as medidas preventivas e protocolos de biossegurança.
Em vez de querer mostrar serviço ao prefeito Elinaldo (como bons serviçais que são), os citados vereadores deveriam apresentar projetos ou iniciativas que atenuem o sofrimento da população, propondo ações como pagamento de auxílio emergencial, ampliação de leitos hospitalares, reforço nas unidades de saúde do município e medidas socioeducativas para evitar a disseminação do vírus. E o mais importante neste momento: a defesa da VIDA e a VACINAÇÃO em massa.
Para fortalecer a educação em plena pandemia, os vereadores deveriam focar num projeto de qualificação para o ensino remoto, oferecendo os indispensáveis instrumentos de trabalho aos educadores e educadoras da rede municipal, que estão utilizando computadores, celulares e rede de internet particulares.
O Sispec, como representante da categoria, sempre defenderá que a educação esteja ao lado da vida. Defendemos a vacinação para toda a população, assim como a colocação de professores e professoras como grupo prioritário para imunização.