Postagem em destaque

quinta-feira, 30 de julho de 2020

ASSEMBLEIA VIRTUAL NA SEGUNDA-FEIRA, 03/08

O Sispec convoca professores e professoras da rede municipal de Camaçari para ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA, em sala virtual, dia 03/08, segunda-feira, a partir das 9h da manhã.

terça-feira, 28 de julho de 2020

SISPEC REAFIRMA SUA POSIÇÃO CONTRA O RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS

Neste momento da pandemia pelo covid-19, quando ainda são altos os índices de contaminação e o número de óbitos em todo o país, o Sispec reafirma com veemência a sua posição contrária ao retorno às aulas na rede municipal de Camaçari. Essa posição já foi manifestada, inclusive, aos gestores municipais em reuniões e por meio de ofícios quando a questão foi discutida. Dados recentes mostram que Camaçari registrou 1.000 novos casos de covid-19 em apenas 6 dias. 
Retomar as atividades nas escolas exigirá o cumprimento de rígidos protocolos de segurança e de normas de saúde para garantir a integridade de estudantes, professores, funcionários e gestores, o que é praticamente inviável nas atuais condições de muitas escolas municipais. Várias unidades escolares não possuem sequer equipamentos básicos em boas condições de uso, como pias, lavatórios e sanitários. 
Não podemos esquecer que a dinâmica das atividades presenciais impõe contatos frequentes entre todas as pessoas da comunidade escolar, aumentando os riscos de contaminação dentro de cada unidade e para os familiares, incluindo os idosos, que formam um importante grupo de risco. Nesse sentido, a CNTE e sindicatos filiados já firmaram posição pelo não retorno às aulas neste momento, reforçando a necessidade do isolamento social e das medidas de prevenção.
O Sispec não vai abrir mão da sua responsabilidade social em meio à maior pandemia já registrada no país. Mais do que nunca, é preciso preservar vidas e garantir a saúde da coletividade, apesar da enorme ansiedade de todos e todas pela volta à normalidade. O índice de contaminação em Camaçari é assustador, exigindo que a gestão municipal ponha em prática ações efetivas para proteger a população.
As aulas presenciais na rede municipal deverão voltar no momento adequado. Enquanto isso, em respeito à memória de cada vítima da covid-19 e à coragem e dedicação dos profissionais de saúde que estão na linha de frente de combate à pandemia, temos que fazer a nossa parte, cumprindo as medidas de isolamento.


segunda-feira, 27 de julho de 2020

SISPEC ENTRA COM AÇÃO POR PERCENTUAL DE REAJUSTE

Em razão da pandemia do covid-19, estados e municípios editaram decretos de calamidade pública em que restringem despesas com servidoras e servidores. O governo federal, na lei emergencial de distribuição de recursos para os municípios (Lei Complementar 173/2020, art. 8°) veda reajustes, concursos públicos e outras despesas. 
Desde o início da atual gestão, a prefeitura de Camaçari vem retirando direitos da nossa categoria. Por isso o Sispec entrou com ação judicial para tratar do percentual que seria colocado este mês, e que acabou postergado pela Administração. O número do processo é 8003182-22.2020.8.05.0039 e pode ser acessado no site do TJ Bahia (http://www5.tjba.jus.br/portal/).
É importante salientar que Camaçari vem tendo um crescimento assustador de casos de covid-19, em menos de uma semana foram 1.000 casos, portanto se faz necessário que a prefeitura repense as políticas de proteção à população de Camaçari. O Sispec reafirma que cogitar o retorno às aulas neste momento é genocídio, e continuará lutando em defesa da vida de professoras e professores e de toda comunidade escolar (pais, mães e estudantes). A vida é primordial, e é papel da gestão proteger a vida!