Postagem em destaque

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

DESCONTO DO IMPOSTO SINDICAL DEVERÁ TER AUTORIZAÇÃO PRÉVIA DO TRABALHADOR


Nesta quinta feira, 22/02, o Sispec recebeu oficio da Secretaria da Administração de Camaçari (Secad) informando sobre a mudança na sistemática de desconto do Imposto Sindical. A Lei nº 13.467/17 alterou a redação do Artigo nº 579 da CLT, estabelecendo que o referido desconto em folha só deverá ocorrer com prévia autorização do trabalhador ou trabalhadora.
Redação anterior:

“Art. 579 - A contribuição sindical é devida por todos aqueles que participarem de uma determinada categoria econômica ou profissional, ou de uma profissão liberal, em favor do sindicato representativo da mesma categoria ou profissão ou, inexistindo este, na conformidade do disposto no art. 591”.
Redação atual:

“Art. 579 -  O desconto da contribuição sindical está condicionado à autorização prévia e expressa dos que participarem de uma determinada categoria econômica ou profissional, ou de uma profissão liberal, em favor do sindicato representativo da mesma categoria ou profissão ou, inexistindo este, na conformidade do disposto no art. 591 desta Consolidação.” (NR). 

Portanto a Lei nº 13.467/17 torna a contribuição sindical facultativa. Porém é de grande importância que trabalhadores e trabalhadoras compreendam a importância da contribuição para a sobrevivência do sindicato. O sindicato é um instrumento de luta da categoria, e sua principal missão é a defesa dos direitos de seus representados, direitos esses arduamente conquistados, fruto de muitas lutas e enfrentamentos. Para garanti-los e alcançar mais avanços, precisamos de um sindicato forte e estruturado.  

Desse modo, o servidor que concordar com a contribuição sindical em 2018 deve se dirigir à Secad para confirmar a autorização, por escrito, do desconto neste mês de março, ou acessar no blog do Sispec o formulário, preencher, assinar (como na RG) e enviar via e-mail para o sindicato. O formulário será disponibilizado aqui no blog.

Baixe aqui o formulário de adesão, e encaminhe à Secad até o dia 10 de março.
DESCONTO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL

SINDICATO FORTE, PROFESSOR (A) FORTE!
Diretoria do Sispec esteve na Secad autorizando desconto 

DIRETOR DO SISPEC RECEBE TROFÉU DE DESTAQUE

O professor Klenio Kirk, diretor do Sispec, foi agraciado com o troféu Destaque das Redes Sociais, promovido pelo site informativo Camaçari Notícias. A entrega dos troféus aos indicados está programada para as 19 horas dessa quinta-feira, 22/02, na Cidade do Saber.
Além de professor e diretor de Comunicação do Sispec, Klenio é radialista, membro do  Conselho de Comunicação do Estado da Bahia e da Abraço - Associação Brasileirada de Radiodifusão Comunitária.  O professor se destaca no sentido de promover a internet como meio de emponderamento da sociedade, militante da democratização da comunicação, sendo um dos pioneiros na criação e organização de grupos de WhatsApp com a finalidade de promover a educação em nosso estado.
A diretoria do Sispec parabeniza o professor Klenio pela merecida premiação.

Klenio foi agraciado com o Troféu Destaque das Redes Sociais

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

CATEGORIA APROVA ATO PARA SEMANA PEDAGÓGICA

Em assembleia na manhã desta quarta-feira (21/02), na sede do Sispec, os professores e professoras da rede pública municipal de Camaçari aprovaram a realização de ato de protesto no primeiro dia da Semana Pedagógica, que se inicia no dia 2 de abril
A ação será discutida por uma comissão formada pelo sindicato e demais docentes à disposição, e convocada pelos meios de comunicação na semana que antecede à jornada.
Ainda durante a plenária desta quarta, a categoria deliberou pela realização de nova assembleia no dia 9 de abril e debateu sobre horas excedentes, eleição de gestores e precatórios do Fundef.


segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

NOTA DE REPÚDIO

O Sispec manifesta o seu repúdio à ação de alguns prepostos da Polícia Militar que tentaram impedir a livre manifestação dos dirigentes sindicais que  participavam da Greve Nacional em Defesa da Previdência, durante o ato público realizado na manhã dessa segunda-feira, 19 de fevereiro, num trecho da Via Parafuso próximo a Camaçari. 
A manifestação começou por volta das 5h30 da manhã, com faixas e carro de som. Policiais dispararam balas de borracha e feriram alguns manifestantes, além de atirarem numa das caixas do carro de som. 
A CUT também se manifestou sobre o ocorrido. Confira neste link.