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sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

CNTE REPERCUTE ATO PÚBLICO DA CATEGORIA

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) repercutiu no site oficial da entidade o ato público realizado pelos professores e professoras da rede municipal de Camaçari, realizado na última quinta-feira (07/12), assim como a aprovação da pauta de reivindicações 2018 durante assembleia.
Nesta segunda-feira (11), a CNTE publicou a matéria divulgada pelo Sispec referente ao movimento da categoria em protesto ao descumprimento da pauta de reivindicações 2017 por parte do governo, condições de trabalho e demais problemáticas enfrentadas pelos docentes. Confira a publicação da CNTE na íntegra através do link.

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E SUA IMPORTÂNCIA

A história da coordenação pedagógica é relativamente recente, iniciada desde os anos 1980, em substituição à supervisão pedagógica, que tinha o papel fiscalizador de professores, totalmente vinculada ao curso de pedagogia e à Lei de Diretrizes e Bases nº 5.692/71, outorgada em pleno regime militar. Ao longo dos anos 80, houve a transição da supervisão para a coordenação pedagógica e a legitimação dessa função nos anos de 1990 por meio da nova Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96, passando a ter um papel de articuladora dentro do ambiente escolar.
A lei 873/2008 apresenta no seu art. 4°: Coordenador pedagógico: servidor público que exerce o cargo de Coordenador Pedagógico nas unidades de ensino.
E em seu art. 9°: 
O Magistério Público fica assim constituído:
I. Cargos de provimento efetivo- Professor e Coordenador.
Se antes a figura do “supervisor” pedagógico nas escolas era controlar o ensino, tanto prático quanto teórico, e fiscalizar o trabalho dos professores em sala de aula, para que estes obedecessem à cartilha imposta pelo regime autoritário, isso mudou completamente com a redemocratização do país. A Lei 9394/1996 redefiniu as funções e o papel da coordenação pedagógica, que desde então assumiu a corresponsabilidade pela sala de aula, tanto em relação ao trabalho realizado pelos docentes quanto aos resultados alcançados pelos estudantes.
A coordenação passou a ser de grande importância para a gestão pedagógica da escola, exercendo o papel de articuladora entre todos os entes que compõem o espaço escolar e de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, além de atuar como mediadora entre a grade curricular e o corpo docente e entre pais, gestores escolares e educadores, constituindo-se como elo entre a família e a escola.

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

SISPEC SE REÚNE COM PROFESSORES E DIREÇÃO DO CAIC

Na manhã da terça-feira (12/12), a direção do Sispec se reuniu com a gestão e professores/as da Escola Professora Ilda Leal Ulm da Silva (CAIC), no bairro do Phoc I. Durante o encontro, foram debatidas questões de falta de segurança na unidade de ensino e o eminente perigo enfrentado por educadores e alunos.
Foi pontuado sobre um tiroteio ocorrido fora da unidade, mas que repercutiu na mesma, ao passo que deixou vulneráveis funcionários, professores e estudantes. Também foi denunciado que costumeiramente pessoas estranhas entram na escola, já que a estrutura está comprometida e não há como barrar, desrespeitando funcionários e representando periculosidade.
Ao fim do encontro, foi proposto pelos educadores que a direção escolar acione a Secretaria de Educação e demais órgãos fiscalizadores para que se encontre uma solução para essa grave situação, com a normatização do funcionamento da portaria e possíveis medidas cabíveis.