Postagem em destaque

sábado, 11 de março de 2017

CATEGORIA DECIDE: PARALISAÇÃO DIAS 15, 16, 17 E 18 DE MARÇO

PROFESSORES/AS DE CAMAÇARI ESTÃO MOBILIZADOS CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA. VENHA  COM A GENTE!

Os professores e professoras da rede municipal de Camaçari realizaram uma assembleia bastante participativa na tarde dessa sexta-feira, 10/03, no auditório do Sindticccc. A principal deliberação do encontro foi a PARALISAÇÃO DAS ATIVIDADES NOS DIAS 15, 16, 17 E 18 DE MARÇO, em protesto contra a reforma da Previdência proposta pelo governo Temer.
Para subsidiar as discussões, o Sispec convidou a Dra. Márcia Ferreira, especialista em direito previdenciário, que esclareceu várias questões sobre o tema. Nova assembleia será realizada no dia 14/03, pela manhã, seguida de caminhada até a Prefeitura de Camaçari. 

Foram aprovadas as seguintes deliberações: 
1 - Assembleia dia 14/03. Pauta: mobilização durante a greve; campanha salarial; devolução da tributação do IR; proposta para pagamento das horas excedentes da redução da carga horária.  
2 -Paralisação dias 15, 16, 17 e 18/03.
3 -Retorno às aulas dia 20/03.
4 - Assembleias intercaladas.  

O Sispec convoca toda a categoria a participar e fortalecer essa grande mobilização nacional para impedir o retrocesso que é a reforma da Previdência.

1



Dra. Márcia Ferreira, especialista em Direito Previdenciário, esclareceu questões sobre o tema


quinta-feira, 9 de março de 2017

REUNIÃO ENTRE SISPEC E APUB

O presidente do Sispec, Jorge Freitas, esteve em reunião nessa quinta-feira, 09/03/17, com o diretor executivo da Apub, Sr. Geraldo, para tratar do contrato de adesão, novas adesões e os descontos da coparticipação para os beneficiários do Apub Saúde.
Tão logo tenhamos novidades, elas serão divulgadas à categoria.


DIRETO do YOUTUBE - Salvador, Bahia.8 de março, Marcha das mulheres. Fora Temer 08.03.17

quarta-feira, 8 de março de 2017

MARCHA DAS MULHERES OCUPOU CENTRO DE SALVADOR

SISPEC PRESENTE NA MARCHA DAS MULHERES


O centro de Salvador foi palco de manifestações neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher. No Campo Grande e na Praça da Piedade foram realizados atos de protestos a partir das 13 horas, que terminaram com uma caminhada até o Comércio.
Organizada pela CUT e outras centrais sindicais, além de sindicatos e entidades do movimento popular e estudantil, a Marcha das Mulheres ocupou as ruas para dizer não à violência de gênero, à reforma da Previdência e aos projetos que derrubam conquistas históricas da classe trabalhadora, inclusive a aposentadoria especial dos professores e professoras.

O Sispec marcou presença no evento, sendo representado pela sua diretora Márcia Novaes.





terça-feira, 7 de março de 2017

UMA HOMENAGEM ÀS PROFESSORAS GUERREIRAS DE NOSSA CATEGORIA.

8 de Março, Dia Internacional da Mulher

Tem seu marco relevante em 1876, quando a líder socialista alemã Clara Zebrino propõe em Copenhagem a Conferência Internacional de Mulheres Socialistas. Posteriormente em 8 de março de 1917 trabalhadoras russas lutaram por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Os protestos foram brutalmente reprimidos, precipitando o início da Revolução de 1917.

O Dia Internacional da Mulher e a data de 8 de março são comumente associados a dois fatos históricos, nada felizes, marcados por mortes de mulheres, que teriam dado origem à comemoração:

1 Uma manifestação das operárias do setor têxtil nova-iorquino ocorrida em 8 de março de 1857 (segundo outras versões, em 1908), quando trabalhadoras ocuparam uma fábrica, em protesto contra as más condições de trabalho. A manifestação teria sido reprimida com extrema violência. Segundo essa versão, as operárias foram trancadas dentro do prédio, o qual foi, então, incendiado. Em consequência, cerca de 130 mulheres morreram.

2 O outro acontecimento é o incêndio de uma fábrica, ocorrido na mesma data e na mesma cidade. Não existe consenso historiográfico quanto a esses dois fatos, nem sequer sobre as datas, o que gerou mitos sobre esses acontecimentos. Alguns historiadores afirmam que o incêndio de 1857 não ocorreu (pelo menos, não naquela data), e defendem a ideia de que o incêndio relacionado ao Dia Internacional da Mulher fora, de fato, o incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist, em Nova York, no dia 25 de março de 1911 (ou seja, um ano depois de a proposta de criação do Dia Internacional da Mulher ser apresentada por Clara Zetkin, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, em Copenhague). A Triangle empregava 600 trabalhadores, em sua maioria mulheres imigrantes. Na tragédia, 146 pessoas morreram, sendo 125 mulheres e 21 homens.
No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920. Depois, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Nessa data, os empregadores, sem certamente pretender evocar o espírito das operárias grevistas do 8 de março de 1917, costumam distribuir rosas vermelhas ou pequenos mimos entre suas empregadas.
Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.Marcos das Conquistas das Mulheres na História
1788 – o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.
1840 – Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.
1859 – surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.
1862 – durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.
1865 – na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.
1866 – No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas.
1869 – é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres.
1870 – Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.
1874 – criada no Japão a primeira escola normal para moças.
1878 – criada na Rússia uma Universidade Feminina.
1893 – a Nova Zelândia torna-se o primeiro país do mundo a conceder direito de voto às mulheres (sufrágio feminino). A conquista foi o resultado da luta de Kate Sheppard, líder do movimento pelo direito de voto das mulheres na Nova Zelândia.
1901 – o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres.
1951 – a OIT (Organização Internacional do Trabalho) estabelece princípios gerais, visando a igualdade de remuneração (salários) entre homens e mulheres (para exercício de mesma função).




Mulher, você é internacional porque não existem fronteiras geográficas para o amor! E o dia internacional da mulher é todo dia! Porque diariamente o amor que move a mulher na divisa entre Zimbábue e Moçambique, toca a pequena chinesa na colheita do arroz! A mão da mãe que embala a criança na Bahia, sente a mesma força que a velha manauara ao atravessar seu filho entre as ruas amazônicas...mulher transformadora, guerreira. Flor do oriente e do ocidente.. sensual, executiva, construtora, educadora.. Na face das índia sul-americana uma história de superação para contar...Em cada traço uma magia, em cada vontade um desejo enorme de melhorar a condição humana. O dia 8 de março é para nos lembrar também das mulheres que sacrificaram o pessoal em nome do coletivo, que são como a terra, que nos embala, nos alimenta, nos abriga e para aonde a gente volta depois de nossa jornada..

Um beijo e uma flor para cada uma de vocês minhas pequenas grandes pessoas...