Postagem em destaque

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

SISPEC E PROFESSORES/AS: A LUTA CONTINUA EM 2017

A chegada de um novo ano é sempre acompanhada de muitas expectativas, e também nos remete a uma avaliação do que vivenciamos e conquistamos nos últimos anos. No caso específico da nossa categoria e da gestão do Sispec, é importante fazer um balanço do triênio 2014-2016, período em que muitos avanços foram alcançados pelo sindicato em prol dos professores e professoras da rede municipal de Camaçari.
Nos acordos coletivos referentes a esses anos, o sindicato agregou cláusulas que contribuem para a valorização da carreira docente e o estímulo ao aprimoramento profissional, além de garantir reajustes salariais e benefícios. Isso foi fruto, em primeiro lugar, do compromisso dessa gestão com a defesa da nossa classe e também da experiência na mesa de negociação, buscando sempre o diálogo. Porém, quando não foi possível o entendimento, o Sispec mostrou sua capacidade de mobilização junto aos educadores e partiu para o enfrentamento. Prova disso foram as grandes greves realizadas recentemente, com adesão quase total da categoria.
Podemos destacar conquistas como o enquadramento para 40 horas, o pagamento de horas excedentes, as eleições para gestores/as de escolas, o adicional de estímulo ao aperfeiçoamento profissional, o pagamento de pecúnia aos aposentados, dentre outras.
O sindicato se manteve antenado com os principais movimentos nacionais em defesa dos educadores e da educação pública, participando de encontros, seminários e congressos convocados pela CNTE/CUT. Vários diretores do Sispec integram ou integraram diferentes conselhos municipais em Camaçari (Educação, Comunicação, Fundeb, etc), com atuação destacada.
CONSTRUINDO O FUTURO - O ano de 2016 ficou marcado pelo impeachment golpista da presidente Dilma Rousseff e pelos ataques do governo Temer aos direitos trabalhistas e sociais, tendo como um de seus principais alvos a educação pública. No entanto, mesmo nesse cenário conturbado e adverso, nossa categoria não saiu de mãos vazias. Na última campanha salarial o Sispec conquistou aquilo que era possível, sem retrocessos, e visando um horizonte mais aberto no futuro.
No aspecto patrimonial, a diretoria acaba de dar um enorme passo com a entrega da primeira etapa da nova sede própria. O esforço não foi pequeno, e esforços não faltarão para que este projeto seja concluído em sua totalidade o mais rápido possível. Essa é uma vitória que também merece ser bastante comemorada.
2017 já chegou, e precisamos começar essa nova jornada com a mesma pegada e a mesma confiança que nos trouxeram até aqui. A diretoria do Sispec deseja a todos os professores e professoras um novo ano de vibrações positivas, e que juntos possamos compartilhar muitas vitórias e realizações.