Postagem em destaque

quarta-feira, 6 de julho de 2016

ELEIÇÕES 2016: INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Com a proximidade das eleições municipais, que neste ano de 2016 acontecerão no dia 02 de outubro, é importante que os professores e professoras da nossa categoria que pretendem se candidatar a cargos eletivos estejam devidamente informados sobre prazos e demais procedimentos previstos na lei eleitoral.
O primeiro lembrete é quanto ao prazo de desincompatibilização, que no caso das eleições para prefeito e vereador é de três meses antes da data da eleição.  Porém esse prazo pode ser maior de acordo com situações específicas, por exemplo, a ocupação de determinadas funções comissionadas. O prazo, diga-se de passagem, já expirou, pois estamos no dia 5 de julho.
Outra questão a ser lembrada é no tocante à propaganda ou exposição do candidato. A lei eleitoral estabelece prazos e regras para a veiculação de publicidade dos candidatos, inclusive a do Horário Eleitoral Gratuito e inserções no rádio e na tevê. 
A legislação não permite a exposição ou publicidade de nome/imagem das candidaturas por meio de showmícios e outdoors, como também o uso de camisetas, bonés, chaveiros e brindes em geral e o uso indevido de espaços públicos e privados.  
Informações mais detalhadas podem ser obtidas no site do Tribunal Superior Eleitoral e em sites especializados no tema. 
Seguem alguns links para pesquisa.

https://www.eleicoes2016.com.br/os-principais-prazos-das-eleicoes-2016-para-os-candidatos/

http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2016/Maio/eleicoes-2016-propaganda-eleitoral-de-candidatos-deve-respeitar-restricoes-da-legislacao

https://www.youtube.com/watch?v=W8HFYtUUDVU

https://www.youtube.com/watch?v=znxh9Eqjj5U

http://www.tse.jus.br/jurisprudencia/prazo-de-desincompatibilizacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário