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quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E SUA IMPORTÂNCIA

A história da coordenação pedagógica é relativamente recente, iniciada desde os anos 1980, em substituição à supervisão pedagógica, que tinha o papel fiscalizador de professores, totalmente vinculada ao curso de pedagogia e à Lei de Diretrizes e Bases nº 5.692/71, outorgada em pleno regime militar. Ao longo dos anos 80, houve a transição da supervisão para a coordenação pedagógica e a legitimação dessa função nos anos de 1990 por meio da nova Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96, passando a ter um papel de articuladora dentro do ambiente escolar.
A lei 873/2008 apresenta no seu art. 4°: Coordenador pedagógico: servidor público que exerce o cargo de Coordenador Pedagógico nas unidades de ensino.
E em seu art. 9°: 
O Magistério Público fica assim constituído:
I. Cargos de provimento efetivo- Professor e Coordenador.
Se antes a figura do “supervisor” pedagógico nas escolas era controlar o ensino, tanto prático quanto teórico, e fiscalizar o trabalho dos professores em sala de aula, para que estes obedecessem à cartilha imposta pelo regime autoritário, isso mudou completamente com a redemocratização do país. A Lei 9394/1996 redefiniu as funções e o papel da coordenação pedagógica, que desde então assumiu a corresponsabilidade pela sala de aula, tanto em relação ao trabalho realizado pelos docentes quanto aos resultados alcançados pelos estudantes.
A coordenação passou a ser de grande importância para a gestão pedagógica da escola, exercendo o papel de articuladora entre todos os entes que compõem o espaço escolar e de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, além de atuar como mediadora entre a grade curricular e o corpo docente e entre pais, gestores escolares e educadores, constituindo-se como elo entre a família e a escola.

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