Antes de qualquer coisa, o 8 de março é um dia de luta, principalmente neste momento em que o país está vivendo um verdadeiro desmonte nas políticas públicas para as mulheres. No plano institucional, temos uma Secretaria de Direito das Mulheres que em nada representa os anseios do público feminino, além de incentivar o retrocesso nas políticas para a diversidade.
Camaçari seguiu a mesma linha retrógrada, já que uma das primeiras medidas da atual gestão municipal foi extinguir a Secretaria da Mulher, sob o argumento de redução de custos. No entanto, foram criadas outras secretarias e cargos a fim de apadrinhar os seus aliados, além de criar mais de 200 novos cargos comissionados, aumentando consideravelmente a despesa com pessoal.
As mulheres de Camaçari sofrem com o descaso da Administração, e as políticas para a saúde da mulher são ilusórias ou de mera fachada. Prova disso é o abandono a que foi relegado o Centro de Referência Yolanda Pires, hoje jogado às traças.
A mídia tem divulgado os frequentes casos de violência contra as mulheres. Já passou da hora de reagir e dar um basta aos feminicídios e agressões físicas e psicológicas, ao assédio e aos abusos de todo tipo. Vamos reivindicar a volta da Secretaria da Mulher e a reestruturação do Centro de Referência Yolanda Pires. Vamos exigir saúde preventiva de qualidade. Vamos lutar por políticas efetivas que solucionem os principais problemas vivenciados pelas mulheres.
Não bastam as homenagens e o simbolismo de cards, cartazes e comerciais na mídia. Não queremos esmola, queremos respeito. Queremos e podemos mais. Somos muitas e não estamos sozinhas. Ninguém solta a mão de ninguém!
VIVA O 8 DE MARÇO, DIA INTERNACIONAL DA MULHER!
Nenhum comentário:
Postar um comentário