Na tarde dessa quarta-feira (03/05), o Sispec participou de reunião com a secretária de Educação, Neurilene Martins, e a Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Camaçari, na Secretaria de Educação (Seduc).
A pauta do encontro foi a violência nas escolas públicas do Município, sendo discutidas diversas questões e solicitada providência para a resolução do problema. O Sispec fez várias sugestões para melhoria da situação, como a verificação da arquitetura de prédios da rede municipal.
Também esteve em discussão a reativação do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), criação de aplicativos, reativação da guarda municipal, deficiência no transporte escolar, falta de monitores nas escolas, assaltos frequentes nas unidades de ensino, sendo citada a Escola Municipal Amélia Rodrigues, estruturas comprometidas, quantidade de vigilantes, contratos questionáveis, dentre outros. Segundo a Secretaria de Governo será averiguada a estrutura física das escolas, inclusive a da Escola Thomaz de Cantuária.
A Seduc informou que tem uma verba de R$ 6 milhões para ser aplicada nas escolas, junto com a Secretaria da Infraestrutura e Habitação (Seinfra). Também foi comunicado pela Secretaria que não há contrato formalizado entre a Prefeitura e o Governo do Estado para absorção do Ensino Médio nas escolas municipais.
Dentre os encaminhamentos, houve a convocação do Conselho de Educação e do Ministério Público para discussão e agendamento de conversas, com a criação de uma comissão para o debate da segurança e intercâmbio com diversos setores em busca de solução, ficando à disposição da Comissão de Educação. Foi solicitado da administração municipal um feedback das ações da Prefeitura e um relatório das prioridades nas escolas.
Participaram da reunião os componentes da Comissão de Educação da Câmara, vereadores Vaninho da Rádio e Flávio Matos, além de representante do mandato do parlamentar Junior Borges. Também esteve presente a arquiteta da Seduc.
A diretoria do Sispec vai continuar cobrando ações e providências da Administração para mudar o cenário de violência vivenciado nas unidades de ensino e que afeta toda a comunidade escolar do município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário