Postagem em destaque

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

MÍDIA REPERCUTE MANIFESTAÇÃO DOS ESTUDANTES QUE CONTOU COM APOIO DE PROFESSORES/AS

A manifestação dos estudantes realizada na terça-feira (22/08), na Câmara de Vereadores de Camaçari, contou com o apoio dos professores e professoras da rede pública municipal. Os alunos ocuparam a plenária em protesto para o fim da greve e retorno das aulas. O Sispec corrobora e se solidariza a todos os movimentos que defendem uma educação pública de qualidade no município e entende que ações como esta fazem parte da luta.
Veículos de comunicação de Camaçari e Região Metropolitana repercutiram a manifestação. O blog oficial da União Estadual dos Estudantes Secundaristas (UEES) noticiou que “Nas ruas, os estudantes pressionaram o prefeito Antônio Elinaldo para que atendas as pautas de reivindicações da categoria e que, assim, possa dar fim à greve sem prejudicar mais o ano letivo dos estudantes”. Ainda na nota da UEES, é destacada a participação dos docentes. “Durante o ato pela tarde, os estudantes, juntamente com os professores, ocuparam o plenário da Câmara de Vereadores da cidade e aumentaram a pressão, cobrando dos vereadores que tomassem posição e ajudassem na mediação entre professores e estudantes atendendo as suas pautas de reivindicação”, finalizou.
O Portal Abrantes publicou quatro matérias sobre o tema. A primeira, destaca que a “Câmara de Camaçari suspende atividades após grupo de manifestantes ocupar a plenária”. Em outra reportagem, o veículo informa que “vereadores de Camaçari atendem comissão de estudantes”. A participação dos educadores é destacada na matéria com o título “Professores ‘ocupam’ Câmara de Camaçari em apoio à manifestação dos alunos”, na qual o Portal afirma que “Com as portas fechadas, alguns professores que estavam no local em apoio ao movimento dos estudantes permaneceram com a ideia de garantir a entrada deles novamente. Com essa ‘ocupação’ os educadores almoçaram quentinhas na recepção da casa até a chegada de alguns parlamentares que autorizaram a abertura das portas”. Ainda na reportagem, o diretor do Sispec Marcelo Santana foi entrevistado. O Portal Abrantes também publicou uma matéria de entrevista com o presidente do Sindicato, Jorge Freitas, que comentou os rumos da greve.
Com o título “Alunos protestam em favor dos professores e sessão da Câmara é suspensa”, o site Camaçari Notícias pontua que “os estudantes apontaram problemas nas unidades de ensino, como a falta de energia, água e merenda. Os alunos afirmaram ainda que estão ao lado dos professores por entenderem que a luta da categoria é legítima. O Camaçari Fatos e Fotos também noticiou a manifestação destacando “a chegada de estudantes ao plenário, pedindo providências para o retorno às aulas” e entrevistou estudantes, “conforme um dos estudantes, Israel Ribeiro, que elencou inúmeros problemas nas unidades escolares, entre eles falta de água, de merenda e até de energia”.
Já o portal Bahia no Ar afirmou que “estudantes das escolas públicas da rede municipal, com o apoio de integrantes da União dos Estudantes Secundaristas de Camaçari, exigiam o fim do imbróglio que impede o retorno das aulas”. Ainda na matéria, o portal acrescenta que “os alunos ocuparam o espaço e gritaram frases de apoio aos professores e pedidos de melhorias nas escolas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário