Neste momento da pandemia pelo covid-19, quando ainda são altos os índices de contaminação e o número de óbitos em todo o país, o Sispec reafirma com veemência a sua posição contrária ao retorno às aulas na rede municipal de Camaçari. Essa posição já foi manifestada, inclusive, aos gestores municipais em reuniões e por meio de ofícios quando a questão foi discutida. Dados recentes mostram que Camaçari registrou 1.000 novos casos de covid-19 em apenas 6 dias.
Retomar as atividades nas escolas exigirá o cumprimento de rígidos protocolos de segurança e de normas de saúde para garantir a integridade de estudantes, professores, funcionários e gestores, o que é praticamente inviável nas atuais condições de muitas escolas municipais. Várias unidades escolares não possuem sequer equipamentos básicos em boas condições de uso, como pias, lavatórios e sanitários.
Não podemos esquecer que a dinâmica das atividades presenciais impõe contatos frequentes entre todas as pessoas da comunidade escolar, aumentando os riscos de contaminação dentro de cada unidade e para os familiares, incluindo os idosos, que formam um importante grupo de risco. Nesse sentido, a CNTE e sindicatos filiados já firmaram posição pelo não retorno às aulas neste momento, reforçando a necessidade do isolamento social e das medidas de prevenção.
O Sispec não vai abrir mão da sua responsabilidade social em meio à maior pandemia já registrada no país. Mais do que nunca, é preciso preservar vidas e garantir a saúde da coletividade, apesar da enorme ansiedade de todos e todas pela volta à normalidade. O índice de contaminação em Camaçari é assustador, exigindo que a gestão municipal ponha em prática ações efetivas para proteger a população.
As aulas presenciais na rede municipal deverão voltar no momento adequado. Enquanto isso, em respeito à memória de cada vítima da covid-19 e à coragem e dedicação dos profissionais de saúde que estão na linha de frente de combate à pandemia, temos que fazer a nossa parte, cumprindo as medidas de isolamento.
Obrigado por se posicionar em relação à loucura de retorno às aulas sem garantias e sem a vacina contra esta doença. Já perdi 3 amigos de infância. É preciso que o poder público seja responsável e não permita volta às aulas nestas condições.
ResponderExcluir